Você está aqui

A cultura da inovação das organizações a partir da diversidade, da comunicação e da mudança de comportamento esteve em debate no 8º Fórum IEL de Inovação, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi na quinta-feira, de forma on-line. O evento abordou também a transformação da sociedade e seus impactos nas estratégias das empresas e das pessoas pela nova realidade digital. Colunista da revista MIT Sloan Review Brasil, co-fundadora da Ponte, hub de diversidade e inclusão, e do cursinho popular Pré Enem Morro do Papagaio, Grazi Mendes tratou do tema Coragem é movimento de futuro. “Em todas as discussões sobre liderança do nosso tempo, habilidades e competências para lideranças do agora, coragem aparece muito forte. É um chamado urgente, precisamos de pessoas mais corajosas, conectadas com valores que impulsionem nossos movimentos”, enfatizou. Segundo ela, eleita pelo prêmio Ser Humano como personalidade profissional da área de Pessoas 2020, quando trazemos coragem para o mundo corporativo e nosso dia a dia, criamos ambientes mais diversos, plurais e seguros para todas as pessoas. “A coragem é a gente fazer, desafiar nossas crenças, criar uma fluidez”, reforçou.

Publicitária, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Izabela Domingues apresentou Consumo e Ativismo: Isso é que é Prova do Líder. Izabela ressaltou que para se chegar à inovação é fundamental a mudança de comportamento. “Há um mito de que inovação é algo inalcançável”, disse, ressaltando a necessidade de transformação das práticas. “São muitas as incertezas, certamente, mas são mais as oportunidades de transformações positivas de pessoas e organizações, que só tendem a se intensificar”, completou, explicando que é importante, sim, as marcas e empresas terem ativismo e se posicionarem, porque serão cobradas pelos consumidores.

Já a empreendedora e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Lindalia Junqueira apresentou “Communicare”: inovação na comunicação, “care” na colaboração. Primeira brasileira selecionada pela NASA, Singularity University EP10, em sua palestra ela mostrou que comunicação vem do termo latino communicare, significando partilhar, participar algo, tornar comum. “Quero uma legião de pensantes, a somar pontos de vista diferentes”, enfatizou. Lindalia observou que ninguém consegue inovar sozinho, e isso só se dá com união de governos, universidades, empreendedores, empresas e investidores. Para ela, o caminho para a inovação também passa pela “humildade” de saber ouvir e trabalhar em equipe.

O 8º Fórum IEL de Inovação teve mediação de Luciano Potter e show de encerramento com a banda Dingo Bells.

Publicado sexta-feira, 11 de Junho de 2021 - 14h14