Você está aqui

Fórum Nacional de Qualidade e Metrologia debate novo marco regulatório de produtos fabricados no País

O novo marco regulatório de produtos fabricados no Brasil será o principal tema do Fórum Nacional de Qualidade e Metrologia - Na Rota da Indústria 4.0, que será realizado dos dias 27 a 29 de maio, em Bento Gonçalves. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e Rede Metrológica RS, o evento terá painéis sobre indústria, inovação, qualidade e metrologia nos dois primeiros dias, na Fundação Casa das Artes. No dia 29, haverá minicursos, no Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, também na cidade.  

Com a finalidade de elevar a performance regulatória, reduzir a carga administrativa e estimular a inovação e a competitividade do setor produtivo, o Novo Modelo Regulatório do Inmetro modifica a forma como o Instituto formula regras, exerce o monitoramento e induz à mudança de comportamento dos agentes regulados. O tema será abordado na primeira palestra do evento, dia 27, às 9h, no painel Indústria, pelo diretor de Avaliação de Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster de Albuquerque. Baseado em um estudo publicado em maio de 2019, que foi objeto de consulta pública, obteve 915 contribuições de diversos segmentos da sociedade. O novo modelo deve ser plenamente implementado até dezembro de 2021. No roteiro de implementação constam ações de impacto imediato; de médio prazo, e estruturantes, divididas em quatro grandes dimensões do Novo Modelo: Qualidade Regulatória; Ambiente Normativo; Monitoramento e Controle; e Gestão e Governança.

Internet das Coisas Industrial habilitando a Indústria 4.0 será a palestra da engenheira de Controle e Automação, Rita Souza. Ela é desenvolvedora certificada em LabView. Cristiano Moresco, gerente de Vendas Industriais da Foss atuando na prospecção e desenvolvimento de negócios junto às indústrias processadoras de alimentos na região Sul do Brasil, vai falar às 11h10min sobre Análises de Alimentos em Tempo Real.

Vitor Nardelli, engenheiro e pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, abre o painel de Metrologia falando às 14h sobre Metrologia 3D. Na sequência, o diretor de Tecnologia e Operações da Novus, Marcos Dillenburg, fará a palestra Soluções para monitoramento de dados instantâneos para indústria. Metrologia para Indústria 4.0 será o tema de André Luiz de Oliveira, coordenador da área de Sistemas para Qualidade e Integridade do Centro de Metrologia e Instrumentação da Fundação Certi. A última palestra do dia será Metrologia: Tendências emergentes e oportunidades, pelo avaliador da Cgcre do Inmetro para acreditação de laboratório de vazão e velocidade de fluidos, Kazuto Kawakita.

Dia 28 de maio inicia com o Painel Inovação e a primeira palestra será Apoiando a Inovação: Metrologia no contexto da economia 4.0, com o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim, às 8h30min. Pacto pela inovação: principais diretrizes e benefícios é o tema do diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, Luiz Carlos Pinto.  A professora da PUC-RS e decana da Escola Politécnica, Sandra Einloft, abordará O papel das mulheres: o desenvolvimento na área técnica de inovação. A última fala da manhã será Fontes de Fomento para inovação, pelo gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-RS, Rovanir Baugartner.

Indústria e Laboratórios é o último painel que inicia o diretor do Núcleo de Engenharia Organizacional/ NEO da Ufrgs, Alejandro Frank, que vai falar sobre O futuro do trabalho na garantia da qualidade dos processos na indústria 4.0.  Lean Six Sigma – Desenvolvendo projetos de melhoria de alto impacto, é o tema do gerente da Qualidade da Rede Metrológica RS, Filipe de Medeiros Albano. O co-fundador da ForLogic e criador do Blog da Qualidade, Jeison Bastiani, vai abordar Filosofia de excelência, porque a qualidade dá lucro e Geferson dos Santos, gerente dos institutos Senai de Tecnologia em Santa Catarina, fará a palestra Geração de resultados com Manufatura Digital. Qualidade e Produtividade nas pequenas empresas será a última fala, por Hulda Oliveira Giesbrescht, engenheira química com atuação em institutos de pesquisa tecnológica e no Sebrae.

No dia 29, serão realizados minicursos de forma simultânea. Cada participante terá que escolher um para participar entre Atualização na NBR ISO/IEC 17025:2017, Gestão de Riscos e Oportunidades aplicada à Laboratórios, CEP – Controle Estatístico de Processo e Auditoria Interna de sistemas de gestão.  

Informações e inscrições neste link.

Publicado quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020 - 17h17