Autora da proposta que concedeu a Medalha da 55ª Legislatura aos Bancos Sociais, a deputada Patrícia Alba ressaltou que a inciativa surgiu a partir da necessidade que constatou em reconhecer esse “grandioso projeto social”. Segundo ela, o setor industrial gaúcho, que historicamente garante vida digna aos cidadãos, também desempenha um trabalho social modelo para todo o Brasil. “Diante desta pandemia que se alastrou na realidade de todas as famílias, elevando os indicadores de vulnerabilidade social, pobreza e fome, felizmente contamos com organizações dispostas e estruturadas para fazer o bem aos que mais necessitam. Projetos como este relembram a nossa função como sociedade e como setor público, que é a busca incansável da redução das desigualdades”, justifica.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, também reconheceu o trabalho realizado pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e assegurou que buscará uma forma da Casa e seus 55 deputados atuarem em parceria com a Fundação, apoiando suas inciativas.
Os Bancos Sociais atuam junto a diversas instituições do terceiro setor, levando benefícios necessários para uma melhor qualidade de vida. Somente em Porto Alegre, são atendidas mais de 400 instituições mensalmente. O Projeto é desenvolvido numa área de 10 mil metros quadrados, na qual podem ser conferidas as práticas de vários setores da economia, demonstrando soluções para os desperdícios. São 14 Bancos Sociais: Banco de Alimentos, de Computadores, de Gestão e Sustentabilidade, de Livros, de Órgãos e Transplantes, de Materiais de Construção, de Mobiliários, do Plástico, de Projetos Comunitários, de Refeições Coletivas, de Resíduos, de Tecido Humano-Pele, de Vestuários e de Voluntários.