A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) foi contemplada, nessa segunda-feira (12), com a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. O presidente da FIERGS e do Conselho de Curadores da Fundação, Gilberto Porcello Petry, recebeu a homenagem, realizada em cerimônia híbrida, com parte presencial e parte on-line. Petry destacou a origem da Fundação, criada de maneira inédita no País em 6 de dezembro de 2003, a partir da experiência de três anos do Banco de Alimentos. “O conceito da Fundação funciona porque é simples: se o que falta sobra, o jeito é organizar. E o desperdício, de maneira circular, se transforma em benefício. Assim, hoje, a Fundação abriga áreas que vão desde a entrega diária de alimentos a entidades registradas, até a realocação de materiais de construção, vestuário, móveis, equipamentos de informática, passando pelo Banco de Transplantes e Banco de Pele”, disse.

O presidente da FIERGS lembrou que, na década de 40, a indústria brasileira criou o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e citou a tradição do setor industrial em uma longa trajetória de assistência às populações menos providas. “Mas sempre há mudanças e desafios que nos obrigam a ajustes constantes para manter essa estrutura. Atualmente, precisamos ampliar os patrocinadores para que essa ideia continue como referência do Rio Grande do Sul para o Brasil. A medalha que hoje a Fundação recebe significa um novo estímulo para que novas empresas se juntem a nós”, afirmou.

Autora da proposta que concedeu a Medalha da 55ª Legislatura aos Bancos Sociais, a deputada Patrícia Alba ressaltou que a inciativa surgiu a partir da necessidade que constatou em reconhecer esse “grandioso projeto social”. Segundo ela, o setor industrial gaúcho, que historicamente garante vida digna aos cidadãos, também desempenha um trabalho social modelo para todo o Brasil. “Diante desta pandemia que se alastrou na realidade de todas as famílias, elevando os indicadores de vulnerabilidade social, pobreza e fome, felizmente contamos com organizações dispostas e estruturadas para fazer o bem aos que mais necessitam. Projetos como este relembram a nossa função como sociedade e como setor público, que é a busca incansável da redução das desigualdades”, justifica.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, também reconheceu o trabalho realizado pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e assegurou que buscará uma forma da Casa e seus 55 deputados atuarem em parceria com a Fundação, apoiando suas inciativas.

Os Bancos Sociais atuam junto a diversas instituições do terceiro setor, levando benefícios necessários para uma melhor qualidade de vida. Somente em Porto Alegre, são atendidas mais de 400 instituições mensalmente. O Projeto é desenvolvido numa área de 10 mil metros quadrados, na qual podem ser conferidas as práticas de vários setores da economia, demonstrando soluções para os desperdícios. São 14 Bancos Sociais: Banco de Alimentos, de Computadores, de Gestão e Sustentabilidade, de Livros, de Órgãos e Transplantes, de Materiais de Construção, de Mobiliários, do Plástico, de Projetos Comunitários, de Refeições Coletivas, de Resíduos, de Tecido Humano-Pele, de Vestuários e de Voluntários.

Publicado segunda-feira, 12 de Julho de 2021 - 17h17