Você está aqui

Gaúchos ganham ouro na Olimpíada do Conhecimento

Cerimônia de premiação foi realizada no Teatro do Sesi

Estudantes gaúchos do Senai garantiram o primeiro lugar no pódio na Olimpíada do Conhecimento 2008 em quatro modalidades. As equipes vencedoras foram das ocupações Manufatura Integrada, Instalação Elétrica Predial, Metrologia Dimensional e Joalheria. A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira (28) à noite, no Teatro do Sesi. Dos 25 Estados participantes e mais o Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo empataram e ficaram com o maior número de medalhas de ouro do Brasil. Os melhores representarão o país no Torneio Mundial das Profissões, que ocorrerá em 2009, no Canadá.

"Aqui é o futuro do Brasil", afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, na cerimônia de premiação da Olimpíada do Conhecimento. Segundo ele, "é um grande orgulho trabalhar para gerar conhecimento para os jovens, oportunizando um país mais forte e com maior distribuição de riqueza". Já o diretor-geral do Senai, José Martins, disse que esta quarta edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre a cada dois anos, teve o maior número de alunos e ocupações participantes. "Os gaúchos acolheram esta etapa de uma maneira muito especial e isso mostra o quanto valorizam a educação e investem no desenvolvimento", destacou Martins. "Além da competição, foi muito rica a troca de informações e integração de jovens de diversas regiões brasileiras".

A equipe gaúcha vencedora na ocupação Manufatura Integrada foi formada pelos estudantes Gilson Josué Maus, Gustavo Bock e Luiz Rafael Buzanelo. As medalhas de ouro em Instalação Elétrica Predial e Metrologia Dimensional ficaram com André Didoné e Gabriel Escopel da Silva, respectivamente. Na ocupação Joalheria, Alexandre Concari, foi o destaque. O Rio Grande do Sul também obteve uma medalha de prata (Telecomunicações) e quatro de bronze (Robótica Móvel, Polimecânica, Instalação Elétrica Industrial e Ferramentaria).

Durante quatro dias, Porto Alegre foi sede da etapa nacional da maior competição de educação profissional das Américas. No torneio, os melhores estudantes do Senai de todo o Brasil foram desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho numa indústria. Mais de 15 mil pessoas visitaram a Olimpíada do Conhecimento, de 24 a 27 de julho, no Centro de Eventos FIERGS. Além de conferir a competição, os visitantes freqüentaram cursos, palestras e oficinas promovidas durante o evento.

Publicado segunda-feira, 28 de Julho de 2008 - 0h00