III Encontro de Bancos de Alimentos debate a desnutrição e a fome

Evento acontecerá no Centro de Convenções da FIERGS

As indústrias e empresas gaúchas avançam e se especializam em um novo produto: a solidariedade. A matéria-prima para combater a fome e a desnutrição é o excedente. O tema será debatido no III Encontro de Bancos de Alimentos, que acontecerá nesta quinta-feira (16), no Centro de Convenções da FIERGS (av. Assis Brasil, 8787).

Entre as questões que serão tratadas no evento estão a nutrição adequada, o aproveitamento integral dos alimentos, as metodologias para doação e repasse de produtos, bem como a implantação de novas unidades do Banco de Alimentos no Estado. O encontro reunirá lideranças empresariais, políticas e comunitárias, além de nutricionistas, profissionais de serviço social e estudantes universitários.

O primeiro Banco de Alimentos do Brasil foi criado 2000, em Porto Alegre, através do Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em parceria com mais 11 entidades. Desde a sua fundação, já arrecadou e distribuiu mais de 10 mil toneladas de alimentos para 300 instituições, entre creches, asilos, lares de excepcionais e associações comunitárias.

Juntamente com o III Encontro de Bancos de Alimentos, será realizado o II Encontro da Rede Riograndense de Bancos de Alimentos e a I Mostra da Fundação dos Bancos Sociais.

Data:16 de outubro

Endereço:Centro de Convenções da FIERGS

Av. Assis Brasil, 8787 − Bairro Sarandi

8h30 - Credenciamento

9h - Abertura − Dr. Jorge Luiz Buneder (Coord. do Conselho de Cidadania FIERGS)

9h30 - Conferência Magna: "Origem Fetal das Doenças Crônico Degenerativa do Adulto". Conferencista − Nutricionista Bruna Pontim (IC-FUC).

10h - Programa "A Primeira Infância vem Primeiro − Creche para todas as crianças de 0 a 3 anos. Palestrante: Maria do Carmo Krehan − Fundação ABRINQ.

10h20 - Banco de Alimentos do RS − "Uma Ação Empresarial pela Cidadania". Painelista: Paulo René Bernhard, Presidente do Banco de Alimentos.

10h45 - Cofee Break (Confraternização)

11h - Refeições Coletivas − "Aproveitamento de Excedentes Alimentares Industriais". Painelista: Hermes Gazzola − Presidente da Puras do Brasil S/A.

11h20 - Programa Hortifrutigranjeiros Wal Mart / Banco de Alimentos. Painelista: Maria Isabel Jaeckel − Instituto Wal Mart.

11h40 - Dimensões Técnico-Científicas do Serviço Social do Banco de Alimentos. Painelista: Assistente Social Maria de L. Giongo / Profa. Marilene Maia − Unisinos / Amo V. Scheunemann − Ulbra.

12h10 - Educação em Saúde e Nutrição no Banco de Alimentos RS. Palestrante: Denize Zaffari − Unisinos.

12h30 - Almoço (Confraternização)

14h - Programa Cozinha Brasil. Palestrante: Nutricionista Letícia Eiffer − Sesi-RS.

14h20 - Campanha "Clique Alimentos" − Toque de Solidariedade. Painelistas: Alceu Terra Nascimento, Rafael Sá e Daniel Kieling.

14h40 - Difusão de Bancos de Alimentos e Núcleos Bancos de Alimentos no Estado e no País. Painelistas: Antônio Parissi − EGD de Rotary International / Sidney Aragon − EGD de Lions International / Moacyr Barros Bastos − Magnífico Reitor − RJ.

15h40 - Cofee Break (Confraternização)

16h Rede Riograndense de Bancos de Alimentos (Implantação e início da operacionalização dos serviços dos Bancos de Alimentos no Estado). Painelista: Paulo René Bernhard − Presidente do Banco de Alimentos do RS e Diretor da Fundação dos Bancos Sociais / Alceu Terra Nascimento − Vice Presidente do Banco de Alimentos.

17h - Encerramento

Publicado quarta-feira, 15 de Outubro de 2008 - 0h00