Você está aqui

Em um ato simbólico que representou a união pela reconstrução do Estado, especialmente na região do Vale do Taquari, uma das mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a ponte da localidade de Palmas, no interior de Encantado, foi inaugurada nesta segunda-feira (17). A um custo total da obra de R$ 788.547,96, 97% dele bancado pela iniciativa privada, ela é apenas uma do total de dez que estarão liberadas na região até o final de março. "A inauguração desta ponte representa a força da iniciativa privada", destacou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Bier, durante almoço que reuniu lideranças empresariais e políticas, representantes das empresas e entidades envolvidas no projeto, além de prefeitos das cidades atingidas. Bier lembrou que, entre as prioridades nos três anos de mandato, está o apoio a pequenas e médias empresas, com até 50 funcionários, muitas delas afetadas pelas enchentes de maio de 2024. Os quatro pilares da gestão de Claudio Bier incluem inovação, competitividade, retenção de talentos e reconstrução das indústrias do estado.

Presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviço (CIC) do Vale do Taquari e vice-presidente regional do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS), Ângelo Fontana também ressaltou a união que permitiu reconectar municípios da região, permitindo a mobilidade dos moradores e o escoamento da produção das empresas, especialmente do segmento da proteína animal, muito forte na região. A ponte inaugurada nesta segunda-feira tem 12 metros de extensão e capacidade para suportar até 45 toneladas, e foi erguida após estudo hidrológico que avaliou altura adequada para a nova construção. “A ponte não servirá apenas para escoar a produção, mas vai ‘conectar vidas’”, lembrou o prefeito de Encantado, Jonas Calvi.

A região onde as dez pontes são erguidas engloba uma população de 361 mil, onde 2,9 mil indústrias empregam 53,4 mil pessoas, 6,2% das vagas do Rio Grande do Sul. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, elogiou a ação e a união da iniciativa privada com prefeitos da região, que permitiu recuperar as pontes em tempo recorde.

A iniciativa do projeto é da Federasul, Instituto Cultural Floresta e Instituto Ling. Os apoiadores são o Reconstrói RS, a CIC do Vale do Taquari e a RandonCorp, além das empresas Simon Engenharia, Gerdau, Usiminas e Metasa. Envolveu também as prefeituras de Encantado, Nilópolis, Anta Gorda, Putinga, Relvado, Coqueiro Baixo, Arroio do do Meio, Travesseiro, Pouso Novo e Doutor Ricardo.

Publicado segunda-feira, 17 de Março de 2025 - 15h15