O Sistema FIERGS e o Instituto Caldeira levaram o programa Indústria do Amanhã para integrar a programação da 34ª Mercopar, que se encerra nesta sexta-feira (17), em Caxias do Sul. Durante a masterclass “Inovação na Prática”, o vice-presidente-executivo da Randoncorp e diretor do CIERGS, Daniel Ely, apresentou uma reflexão sobre os desafios da transformação organizacional e da liderança na era da inovação.
Ely iniciou sua fala destacando a importância da parceria entre o Sistema FIERGS e o Instituto Caldeira na construção de um ecossistema de inovação no estado. Segundo ele, a aproximação entre essas instituições já simboliza uma transformação significativa no modo como o setor industrial tem encarado o futuro.
O executivo, que há mais de três décadas atua na liderança industrial, compartilhou bastidores da mudança cultural e estratégica pela qual a Randoncorp passou nos últimos 10 anos. Para ele, o principal vetor de inovação não é a tecnologia, nem os investimentos, mas sim a forma de liderar. Ely explicou que as transformações recentes exigem dos executivos uma mudança profunda de mentalidade, capaz de navegar entre o modelo tradicional de gestão e o novo paradigma de liderança colaborativa, ambidestra e voltada à diversidade de pensamento.
Defendeu, ainda, que o bom gestor precisa ser também um líder que inspire, cuide de pessoas e aceite a complexidade do ambiente atual. “O bom gestor está contido na liderança, mas a liderança é muito mais do que ser um bom gestor”, pontuou.
Encerrando sua fala, Ely enfatizou que a transformação pela liderança é o caminho para que as empresas possam inovar de forma sustentável. Para ele, o futuro da indústria depende de líderes capazes de equilibrar tradição, disrupção e segurança. “A inovação abala o status quo e muda as relações de poder. Mas é justamente isso que nos permite construir um futuro radicalmente diferente”, concluiu.