Você está aqui

Indústria gaúcha tem o melhor desempenho desde 2000

Segundo levantamento da FIERGS, setor cresceu 11,4% no primeiro bimestre

Os dois primeiros meses de 2008 registraram os melhores resultados da indústria gaúcha desde 2000, atingindo um crescimento de 11,4%, em comparação com igual período do ano passado. O resultado do Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) foi divulgado nesta quarta-feira (2) pelo presidente da entidade, Paulo Tigre. "O atual dinamismo está associado, principalmente, à demanda interna, estimulada pelos aumentos da renda, do emprego, do crédito e dos gastos governamentais", explica Tigre, destacando que agora o setor está deixando para trás o longo processo de recuperação e entrando efetivamente em um novo ciclo de expansão, que era esperado apenas para o final do ano.

Todas as variáveis do IDI-RS foram positivas na soma de janeiro e fevereiro: vendas (14,1%), compras (24,7%), pessoal ocupado (4,5%), remuneração paga aos trabalhadores (11,6%), horas trabalhadas na produção (9,1%) e utilização da capacidade instalada (2%). As maiores contribuições para a performance do setor industrial vieram de Máquinas e Equipamentos (33,8%), Veículos Automotores (21,1%) e Alimentos e Bebidas (12,6%).

Outro aspecto importante é que esse crescimento está disseminado entre as indústrias gaúchas, como revela o Índice de Difusão, onde 74% delas apresentam aumento das vendas, o maior valor no período desde 2003, quando iniciou a série histórica. "Esta variável demonstra que a recuperação não está concentrada em poucos setores", salienta o presidente da FIERGS. Já a utilização da Capacidade Instalada, que alcançou o mais alto nível (84,9%) desde 1991, "sugere a necessidade de novos investimentos para a manutenção do atual dinamismo no médio e longo prazos", alerta o industrial.

Em relação ao mercado de trabalho, "o ritmo de contratações no início de 2008 é um elemento importante por indicar uma expectativa favorável das indústrias em relação à atividade futura", afirma Paulo Tigre. Os maiores empregadores foram Máquinas e Equipamentos (31,9%), Veículos Automotores (15,3%) e Alimentos (5%). A situação só não ficou melhor devido ao fechamento de postos de trabalho no setor coureiro-calçadista (-6,7%), exatamente o que possui o maior nível de trabalhadores.

Em fevereiro, a elevação do IDI-RS foi de 13,4%, em relação ao mesmo período em 2007, atingindo a maior taxa dos últimos 16 meses. As vendas chegaram a 15,8% e as compras, a 30,1%.

Exportadores − De acordo com o IDI-RS, as indústrias gaúchas mais voltadas para as exportações tiveram, no primeiro bimestre de 2008, um resultado inferior ao registrado pelo setor no Estado. Enquanto a atividade industrial como um todo cresceu 11,4%, o desempenho das exportadoras aumentou apenas 3,5%. As vendas tiveram elevação de 5,4% e o emprego, de 2,5%, valores bem abaixo do agregado que apurou expansão de 14,1% e 4,5%, respectivamente

Publicado quarta-feira, 2 de Abril de 2008 - 0h00