Indústria tem produção positiva e situação financeira ruim

Sondagem trimestral da FIERGS foi divulgada nesta terça-feira (20)

A sondagem industrial do terceiro trimestre, realizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, mostra resultados positivos pelo lado da produção e menos favoráveis nas condições financeiras das empresas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo presidente da FIERGS, Paulo Tigre. A pesquisa qualitativa é realizada trimestralmente e baseada nas respostas dos empresários de pequena, média e grande empresas, cuja pontuação varia de 0 a 100. Valores abaixo de 50 indicam pessimismo e, acima disso, apontam confiança na melhora do cenário.

De acordo com os entrevistados, em relação ao momento atual, a produção (58 pontos) e o número de empregados (52 pontos) cresceram no terceiro trimestre com relação ao segundo, embora grande parte dessa expansão possa ser explicada pela sazonalidade. No entanto, a mesma performance não foi acompanhada pelas condições financeiras das indústrias, onde a maioria está insatisfeita com os resultados (44 pontos).

Mesmo com o cenário econômico de 2007 mais favorável, segundo os industriais não são poucos os problemas enfrentados. A carga tributária continua sendo o maior obstáculo, apontado por 61,7% dos pesquisados, além da competição acirrada (47,7%) e da taxa de câmbio (39,3%), a qual 71,4% das grandes empresas disseram ser esse o maior problema enfrentado no momento. Na seqüência aparecem ainda o alto custo da matéria-prima (30,8%), a pouca demanda (26,2%), especialmente para as pequenas e médias empresas, além da taxa de juros (23,4%) e a falta de capital de giro (15%).

A pesquisa também demonstra que os empresários acreditam numa recuperação da demanda nos próximos seis meses (61 pontos), devido, principalmente, ao bom desempenho do mercado interno. Tal resultado contrasta com a perspectiva sobre o indicador de exportação (49 pontos), que deve sofrer a influência negativa direta do câmbio valorizado. O ambiente esperado para a produção sinaliza impactos positivos sobre o mercado de trabalho, onde se nota uma perspectiva de recuperação dos empregos para os próximos seis meses (53 pontos).

Publicado Terça-feira, 20 de Novembro de 2007 - 0h00