Indústrias gaúchas se destacam no Prêmio CNI 2009

"A agenda da inovação é imprescindível para a retomada do crescimento no mundo pós-crise". Foi assim que o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, abriu a cerimônia de entrega do Prêmio CNI 2009, nesta terça-feira (dia 17), em Brasília. Ele acrescentou que o prêmio é um exemplo da capacidade dos empresários brasileiros de buscar na ousadia e na inovação a saída para o crescimento sustentável.

Empresários do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul receberam o troféu da maior premiação industrial do País nas categorias Desenvolvimento Sustentável, Design, Inovação e Produtividade nas modalidades micro, pequenas, médias e grandes indústrias. As empresas vencedoras disputaram a premiação com 150 inscritas e 18 finalistas.

Na modalidade Média e Grande Indústria da categoria Design, a gaúcha Marcopolo levou o prêmio pelo projeto Família Rodoviários Geração 7. Os novos modelos de ônibus rodoviários são o resultado de mais de três anos de trabalho em busca de atender as necessidades e demandas de passageiros e motoristas, além de reduzir custos e aumentar a capacidade de transporte para os operadores. Com um projeto arrojado, a empresa conseguiu tornar a frota mais confortável, segura e com redução de cerca de 10% no custo de combustível, além de menor gasto de pneus e freios e manutenção facilitada. A segunda colocada foi a Ciber Equipamentos Rodoviários Ltda, com o projeto Kompakt − Linha de usinas de asfalto compactadas, uma solução para o pequeno produtor, de Porto Alegre. A terceira colocada foi a também gaúcha Coza Utilidades Plásticas do Rio Grande do Sul com Acessórios para banho Native.

O case Castertech Fundição e Tecnologia levou a Randon SA Implementos e Participação à vitória da categoria Desenvolvimento Sustentável na modalidade Média e Grande Indústria. O projeto é de uma fábrica sustentável que não gera passivos ambientais, ao destinar resíduos sólidos a aterros sanitários licenciados, promover a redução de consumo de água, tratar de efluentes sanitários, entre outros cuidados para garantir a sustentabilidade.

Na categoria Inovação e Produtividade, na modalidade Média e Grande Indústria a BCM Engenharia com a Unidade Terminal Remota para Seccionadores de Distribuição - BCM 3 K-RMPST, de Porto Alegre, foi a terceira colocada.

Publicado quarta-feira, 18 de Novembro de 2009 - 0h00