Inovação no foco do IEL-RS

Com o trabalho voltado à inovação, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) projeta em 2009 a consolidação do Programa de Educação Empresarial, a estruturação de redes de extensionismo e a captação de recursos para viabilizar projetos nesta área. "Também vamos trabalhar na articulação de todos os setores produtivos promovendo o desenvolvimento de novas economias para o Rio Grande do Sul", afirma a superintendente do IEL-RS, Elisabeth Urban.

Resultados é o que não faltam para validar esta estratégia. Em 2008, a instituição atendeu mais de 1,2 mil empresas, com grau de satisfação de 90%, e promoveu 27 ações, voltadas para o empreendedorismo e a inovação, com participação de 4,5 mil pessoas.

EMPREENDEDORISMO

Um dos carros-chefes de 2008 foi a Educação Empresarial, com 594 participantes, com destaque para a estruturação da pesquisa de perfil empresarial do Rio Grande do Sul e a pesquisa de gestão, governança e mercado de capitais. Entre os eventos realizados estão Cenário Global Econômico e Implicações para o Brasil, em parceria com a Agas e CNI, com palestra do economista Nouriel Roubini; os seminários Serviços em Cena, em conjunto com Sesi e Senai e IEL Nacional, com James Teboul, além do programa de Re-Significação Sindical que foi realizado juntamente com Fundação Getúlio Vargas, Franklin Covey, Integração Escola Negócios e 3GEN.

COMPETITIVIDADE

Na área de Competitividade Empresarial, o IEL-RS somou pontos importantes como o Pappe − Subvenção Econômica, que está aguardando assinatura da Finep. Também trabalhou no Núcleo Estadual GTP APL, nos Arranjos Produtivos Locais Eletroeletrônicos e Metal-mecânico, no Pólo de Moda da Serra Gaúcha, e nos Projetos Edital Finep APL − Senai.

Atuando em redes, o IEL-RS se envolveu no Sibratec, na Rede de Atendimento à Indústria, nas competências para a Indústria e no Peiex/Apex − Extensão Tecnológica, foco em internacionalização. Propriedade Intelectual também foi uma preocupação da instituição, que realizou o Simpósio Internacional de Indicação Geográfica e cursos.

Na Rede de Observatórios de Desenvolvimento Industrial foi assinado convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário: Mais Bioenergia e Mais Alimento no Rio Grande do Sul, incluindo cenários prospectivos de etanol. Ainda foi destacada a promoção dos cenários prospectivos para biodiesel e ações emergenciais para o etanol, em parceria com o IEL Nacional, CNI, Ministério de Ciência e Tecnologia e Finep. O IEL-RS participou, juntamente com Sedai e CaixaRS, do Projeto Estruturante (TIC/automação, tecnologia de alimentos e biomedicina), do II Meeting de Inovação em Alimentos para a Saúde e do Projeto Sindicato para uma Nova Indústria, com a CNI. Outras ações do IEL foram o Congresso Internacional de Inovação, realizado em novembro no Teatro do Sesi, com um público de 1.234 pessoas. E a palestra Sensibilização para o Empreendedorismo, de Max Geringer, foi assistida por 700 pessoas.

ESTÁGIO

O Programa Estágio Empreendedor do IEL-RS ampliou os convênios com instituições de ensino, discutiu projetos para trainees e estruturou e implantou o Sistema de Gestão de Estágios. Ainda em 2008, as bolsas Bitec, sob orientação do IEL-RS, teve 34 bolsistas no Rio Grande do Sul e o projeto Fornada de Talentos contou com 86 estagiários treinados.

Publicado quarta-feira, 24 de Dezembro de 2008 - 0h00