Japão e FIERGS buscam intensificar a relação comercial

Em visita de apresentação ao presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, na sede da entidade, o novo cônsul do Japão no Rio Grande do Sul, Yokoyama Takashi, disse nessa quinta-feira (10) que o país asiático olha com bastante interesse para o Rio Grande do Sul. Yokoyama sugere que, assim que passar a crise provocada pela pandemia, uma missão empresarial gaúcha seja organizada para o país, a fim de buscar maior aproximação comercial e oportunidades de negócios. O presidente da FIERGS destacou a presença japonesa no Estado e no País e a importância da relação que desenvolvem, lembrando as reuniões do Conselho Empresarial Brasil-Japão, organizadas pela CNI e a Federação Empresarial do Japão (Keidanren).

A corrente de comércio do Estado com o Japão no ano passado alcançou US$ 342 milhões, aumento superior a 33% na comparação com 2018.  O RS exportou US$ 256 milhões, crescimento de 63%, principalmente pastas de madeira e carne. Em compensação, as importações gaúchas do país asiático recuaram 13,34%, totalizando US$ 86 milhões no mesmo período, especialmente máquinas e equipamentos. Entre Brasil e Japão, a corrente de comércio chegou a US$ 9,5 bilhões, elevação de 9,7% em relação ao ano de 2018.

Publicado quinta-feira, 10 de Setembro de 2020 - 17h17