O vice-coordenador do Citec, Carlos Martini, explicou que este é o momento de desmistificar e expandir os conceitos da indústria 4.0. "A Jornada, em sua segunda edição, busca exatamente isto", reforçou. Durante os três dias da Mercopar, a Jornada contou com um espaço para exposição de empresas com produtos e serviços vinculados às tecnologias habilitadoras 4.0.
O evento teve ainda uma mesa-redonda Impactos: Indústria 4.0 na Prática, com representantes da Metalwork, Randon, Exatron, Novus e Screw, mediados pelo diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. Ocorreu também o painel Indústria 4.0 aplicada ao aumento da competitividade da agroindústria, com as palestras Solução 4G TIM no Campo (Fábio Alvarez, da TiM Brasil), Levando tecnologia digital para o Agro (Márcio Albuquerque, da Falker) e Como a Stara está realizando sua transformação digital (Felipe Graeff, Stara).
IEL
Durante a feira, o Instituto IEL-RS apresenta, no estande em parceria com Centro Internacional de Negócios da FIERGS (CIN-RS), a Curadoria Cosmos com 16 tendências nas áreas Política, Econômica, Ambiental, Social, Tecnológica e Legal com conteúdo especial para o público do evento. O Blog Inspire, que aborda temas como inovação, estágio, liderança, e outros, foi lançado. No mesmo espaço os visitantes podem consultar os BIs (sistemas de Business Intelligence) desenvolvidos pela equipe de Inteligência Comercial do CIN-RS e identificar quais são os mercados mais atrativos para exportação dos seus produtos. Além disto, o estande exibe um DataWall interativo com informações sobre o perfil exportador das empresas visitantes. Informações e orientações sobre os serviços oferecidos Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, tais como feiras, encontros de negócios e capacitações, também estão à disposição.