Jornada 4.0 apresenta oportunidades para as empresas

A 28ª Mercopar foi o palco da apresentação da Rede RS Indústria 4.0, na tarde desta quarta-feira (2), durante o Seminário Jornada 4.0 Impactos e Oportunidades, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). A Rede  tem como objetivo reunir informação e conhecimento para difundir a cultura 4.0. Integram a iniciativa além de FIERGS, Senai, IEL e Sebrae, Abimaq, Abinee, Abicalçados, UFRGS, PUCRS, Unisinos e Ulbra, com apoio do governo do Estado. "Buscamos entes que podem contribuir e têm conhecimento no tema", afirmou o vice-presidente da Abimaq, Hernane Cauduro. Ele explica que a intenção é o desenvolvimento da indústria de transformação. "A indústria vai poder contar com a rede na sua caminhada rumo à nova revolução industrial”.

O coordenador do Citec, Daniel Randon, lembrou que a indústria 4.0 já é uma realidade. "Com tecnologias acessíveis aos diferentes setores e tamanhos de empresas, temos a oportunidade de experimentar novas possibilidades que vão além da automatização e nos fazem refletir sobre um novo jeito de fazer", disse ele. Conforme Randon, as tecnologias estão contribuindo para a redução de custos, melhora nos processos de qualidade e desenvolvimento de novos produtos e, principalmente, aumento de produtividade.

Segundo dados da ABDI, a redução de custos industriais no Brasil, por meio da indústria 4.0, será de R$ 73 bilhões ao ano. Em ganhos de eficiência, a economia será de R$ 34 bilhões ao ano e a redução de custos de manutenção de máquinas chegará a R$ 31 bilhões ao ano.

Mercopar - Jornada 4.0

Crédito foto: Eduardo Rocha

O vice-coordenador do Citec, Carlos Martini, explicou que este é o momento de desmistificar e expandir os conceitos da indústria 4.0. "A Jornada, em sua segunda edição, busca exatamente isto", reforçou. Durante os três dias da Mercopar, a Jornada contou com um espaço para exposição de empresas com produtos e serviços vinculados às tecnologias habilitadoras 4.0.

O evento teve ainda uma mesa-redonda Impactos: Indústria 4.0 na Prática, com representantes da Metalwork, Randon, Exatron, Novus e Screw, mediados pelo diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. Ocorreu também o painel Indústria 4.0 aplicada ao aumento da competitividade da agroindústria, com as palestras Solução 4G TIM no Campo (Fábio Alvarez, da TiM Brasil), Levando tecnologia digital para o Agro (Márcio Albuquerque, da Falker) e Como a Stara está realizando sua transformação digital (Felipe Graeff, Stara).

IEL
Durante a feira, o Instituto IEL-RS apresenta, no estande em parceria com Centro Internacional de Negócios da FIERGS (CIN-RS), a Curadoria Cosmos com 16 tendências nas áreas Política, Econômica, Ambiental, Social, Tecnológica e Legal com conteúdo especial para o público do evento. O Blog Inspire, que aborda temas como inovação, estágio, liderança, e outros, foi lançado. No mesmo espaço os visitantes podem consultar os BIs (sistemas de Business Intelligence) desenvolvidos pela equipe de Inteligência Comercial do CIN-RS e identificar quais são os mercados mais atrativos para exportação dos seus produtos. Além disto, o estande exibe um DataWall interativo com informações sobre o perfil exportador das empresas visitantes. Informações e orientações sobre os serviços oferecidos Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, tais como feiras, encontros de negócios e capacitações, também estão à disposição.

Publicado quarta-feira, 2 de Outubro de 2019 - 17h17