Mais de 16 mil pessoas circularam pela Mercopar – Feira de Inovação Industrial, durante os dias 1º e 3 de outubro, em Caxias do Sul, contribuindo para um crescimento de 21% na geração de recursos nas negociações realizadas pelos expositores, bem como nas rodadas de negócio que ocorreram durante o evento. “Passamos de R$ 54,4 milhões em 2018 para R$ 65,7 milhões este ano, o que nos faz crer em uma retomada do setor industrial ainda mais ágil do que se esperava”, comemora o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RS, Gilberto Porcello Petry.

Para o presidente, a sinergia entre a FIERGS, que possui apelo muito grande junto ao meio industrial, e o Sebrae-RS, com sua expertise na realização do evento, promoveu uma feira 63% maior em número de expositores, totalizando 315 empresas nesta edição. “A Mercopar se consolida, cada vez mais, como oportunidade concreta de realização de negócios, espaço onde grandes e pequenas empresas se encontram para resolver e efetivar demandas comuns”, diz.

Segundo pesquisa realizada no último dia da feira, para 92,4% dos expositores a Mercopar superou e atendeu as expectativas, e 97% dos entrevistados disseram que têm a intenção de participar da próxima edição, índice superior ao registrado em 2018, que foi de 92,3%. “Voltamos com força total. Juntos com a FIERGS, nosso parceiro estratégico, conseguimos superar todas as metas propostas e já estamos trabalhando para fazermos uma feira ainda mais qualificada em 2020, levando mais tecnologia, mais inovação e promovendo outras ações que aproximem as grandes empresas do setor industrial das pequenas de base tecnológicas e startups, provendo parcerias entre si”, acrescenta o diretor-superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy.

No último dia do evento, o governador do Estado, Eduardo Leite, esteve na feira e visitou os estandes do Sesi-RS e Senai-RS. Ele pode conhecer a Metodologia Senai de Educação com Simuladores 3D, Realidade Aumentada e vídeos que facilitam o aprendizado dos alunos. O estande também apresentou Simuladores Educacionais de Engrenagens (que permitem aos alunos a compreensão de mecanismos utilizados em máquinas industriais) e de Solda (que realizam diversas simulações de soldas antes mesmo da prática profissional). O futebol de Robótica Lego, em que os robôs são comandados por um aplicativo instalado em dois smartphones, e que permite o jogo de futebol sobre um tabuleiro, foi um dos mais procurados pelos visitantes.

Eduardo Leite na Mercopar 2019

Crédito foto: Eduardo Rocha

O Sesi-RS apresentou, por meio de ações vivenciais, alguns de seus serviços nas áreas de saúde e educação. Em uma proposta de estações, o visitante pode participar de jogos sobre alimentação saudável e fatores psicossociais; de uma sessão guiada de relaxamento, e outras ferramentas. O estande contou ainda com a visita às unidades móveis de Odontologia e Normas Regulamentadoras (NRs) e soluções em educação.

No Salão de Inovação, um espaço interativo da feira que reuniu um  público em busca de conexões com startups e conteúdo inovador, o Senai-RS esteve com algumas das tecnologias disponíveis para as indústrias do Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. No mesmo local, estava o Avança Indústria, que mostra o trabalho oferecido pelo Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, com consultoria em lean e eficiência energética.

O Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais (CISFPS) também esteve no Salão de Inovação, com a ferramenta digital, que está em desenvolvimento e tem o objetivo de promover uma gestão efetiva dos Fatores Psicossociais para as empresas, por meio de mapeamentos, cursos EAD, atendimento online e mentoria, entre outros.

Publicado sexta-feira, 4 de Outubro de 2019 - 15h15