Para o diretor do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS) e coordenador do Contrab, Guilherme Scozziero, mediador do evento juntamente com a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) Luciane Cardoso Barzotto, “diante de um sistema inacessível, formalista e centralizador, vemos na conciliação uma salvação para a justiça do Brasil, que está sobrecarregada de processos e que, neste contexto, não suportaria por muito tempo tamanha demanda”.
Já o presidente da ABDT, Luiz Carlos Amorim Robortella, tratou do tema Novas Ideias para a Solução de Conflitos. Ativismo Judicial, Processo e Democracia. Robortella criticou o que define como “ativismo judicial subversivo”, e o arbítrio judicial que revoga direitos a partir de interpretações do juiz. Ele também defendeu que os tribunais contribuam criando procedimentos racionais e flexíveis, desestimulando o conflito.
O advogado Benôni Rossi tratou das Restrições Negociais nas Ferramentas de Solução de Conflitos.
POSSE
Ao final do evento, a desembargadora Luciane Barzotto tomou posse na cadeira 98 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, entidade com cem membros efetivos em diversos estados brasileiros.
Assista ao evento na íntegra: