Missão do Sistema FIERGS no Startup Summit apresenta inovações e impulsiona parcerias estratégicas
Iniciativa do IEL LAB reuniu empresários gaúchos para acompanhar evento em Florianópolis, entre 27 e 29 de agosto
Atuamos a favor da indústria gaúcha estimulando a cooperação entre empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços e apoiando o desenvolvimento de novos mercados e sua internacionalização. Juntamente com o SESI, SENAI e IEL, apresentamos soluções que aumentam a competitividade da nossa indústria.
Iniciativa do IEL LAB reuniu empresários gaúchos para acompanhar evento em Florianópolis, entre 27 e 29 de agosto
Aproximar empresários e startups, apresentar inovações e tendências, promover a internacionalização de negócios e impulsionar parcerias estratégicas. Esses são os principais objetivos da missão promovida pelo Sistema FIERGS no Startup Summit, tradicional evento de inovação e tecnologia realizado no Centro de Convenções de Florianópolis, em Santa Catarina. Desenvolvida pelo IEL LAB, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), a iniciativa reuniu um grupo de empresários gaúchos para uma programação que envolve palestras e visitas técnicas.
O grupo composto por representantes do Instituto Agregar e das empresas Coester Automação, Rezler, Superpan e Stihl chegou na capital catarinense na terça-feira (26), acompanhado pela equipe do Sistema FIERGS. A programação da missão iniciou na manhã desta quarta-feira, com uma visita à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e um encontro com Daniel Leipnitz, uma das maiores referências em inovação do Brasil.
À tarde, os participantes conferiram a programação do primeiro dia de Startup Summit. Até sexta-feira, o evento deve reunir mais de 200 palestrantes e cerca de 10 mil pessoas — representantes de startups, investidores e grandes nomes do ecossistema de inovação — em uma área de negócios com as principais empresas do setor e a presença dos principais formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.
Na quinta-feira, o grupo visitará a Schaefer Yachts, referência em inovação no setor náutico. Já na sexta, irá no Instituto da Indústria, que fica no Sapiens Parque, e na Nanovetores, empresa que desenvolve nanotecnologia aplicada à indústria cosmética. Em ambos os dias, os participantes poderão aproveitar as atrações do Startup Summit durante a tarde.
Essa é a segunda iniciativa promovida pelo IEL LAB no Startup Summit. A primeira, realizada em 2023, resultou em três negócios entre empresas gaúchas e catarinenses. A expectativa é que a edição de 2025 impulsione ainda mais parcerias entre indústrias dos dois estados.
Sobre o IEL LAB
Criado em 2022, o IEL LAB é a iniciativa de inovação aberta do IEL-RS que aproxima empresas industriais de startups, universidades, centros de pesquisa e outros agentes do ecossistema. A proposta do programa é resolver desafios reais de forma colaborativa, gerando conexões estratégicas, novos aprendizados e soluções inovadoras.


