Você está aqui

Mostra Sesi Bonecos do Rio Grande estreou no domingo

Diversas atividades marcaram o início da temporada

A Mostra Sesi Bonecos do Rio Grande, promoção do Sesi-RS, estreou na tarde de domingo, dia 28, no estacionamento da Usina do Gasômetro. Além da participação dos grupos Camaleão, Anima Sonho, Fantomania, Molhados na Chuva e De Pernas pro Ar, o evento contou com desfile de bonecos gigantes, exposições, workshops e teatro de bonecos em miniatura.

Diante da música do desfile de bonecos gigantes, adultos e crianças se divertiram em família. Mas não foi apenas os grandes que marcaram presença. Inseridos em um mundo minuciosamente construído, o teatro de bonecos em miniatura cresceu diante dos olhos curiosos das crianças. Criada em 1996 pelos artistas gaúchos Marcelo Tcheli e Ivania Kunzler, o grupo Divina Comédia percorre eventos culturais com dois espetáculos: Teatrin e Cirquin.

Para Marcelo, "o teatro de bonecos sempre leva muita alegria para adultos e crianças, fazendo um intercâmbio entre a imaginação e o real. Ainda, a linguagem de bonecos consegue transmitir mensagens educativas de maneira fácil e divertida".

Teatrin é encenado dentro de uma caixa. As apresentações são individuais, e podem ser assistidas através de dois orifícios na frente do equipamento, onde o espectador visualiza um pequeno palco com cortinas e iluminação, e escuta a trilha sonora com o uso de fones de ouvido. Cirquin compõe-se de um palco de um metro de altura por 50 centímetros de largura, e pode ser assistido por um número variado de pessoas.

Na área reservada para apresentações, a arquibancada ficou pequena para a platéia interessada em assistir Contos da Floresta, do grupo Fantomania. Durante cerca de uma hora, duas histórias divertiram o público, através de diversas técnicas de manipulação. Personagens clássicos do folclore, como Boi Tata e Mula sem cabeça, além de bruxas e animais falantes, abordaram os temas amizade, respeito e higiene.

No final da apresentação, Loreni Aparecida Jahn, mãe de Guilherme, de 10 anos, e Paola, 4, elogiou o espetáculo como importante agente de conscientização social. "É a primeira vez que assistimos, e gostamos porque, além de divertir, trouxe uma mensagem educativa".

A Mostra Sesi Bonecos do Rio Grande inicia as apresentações no dia 1.º e segue até o dia 31 de outubro, percorrendo 24 municípios gaúchos.

Publicado segunda-feira, 29 de Setembro de 2008 - 0h00