Você está aqui

Olimpíada do Conhecimento começa em Blumenau

Organizado pelo SENAI, o maior torneio de educação profissional do Brasil reunirá 553 competidores nos três estados do Sul

Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná se preparam para receber o maior torneio de educação profissional da América Latina. Organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Olimpíada do Conhecimento reunirá, neste ano, 553 estudantes de cursos técnicos, que buscarão o título de melhor do Brasil em 44 ocupações profissionais industriais e três das áreas de comércio e de serviços.

Nesta primeira etapa, que acontece de 11 a 14 de junho em Blumenau (SC), serão realizadas as provas de 15 ocupações profissionais. Os estudantes de outras 20 ocupações − 17 da área industrial e três dos setores de comércio e serviços - mostrarão suas habilidades nas provas que ocorrerão em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de 24 a 27 de julho. As provas das ocupações de cabeleireiro, cozinha e serviço de restaurante serão feitas por estudantes de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Curitiba, no Paraná, será o palco das provas de outras 14 ocupações industriais, entre os dias 13 e 16 de agosto. Em todos os estados ocorrerá a prova de robótica móvel. Além dos 553 competidores, o torneio terá a participação de mais de 2 mil pessoas em programações paralelas e a visita de 80 mil alunos da educação básica de escolas públicas e privadas.

Para participar da competição, os estudantes precisam dominar as habilidades técnicas da profissão, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho. Nas provas, os alunos são desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Os competidores da fase nacional foram selecionados em torneios estaduais. O processo de seleção envolveu cerca de 4 mil alunos do SENAI.

Os vencedores em Blumenau, Porto Alegre e Curitiba concorrerão às vagas do WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que ocorrerá em 2009, no Canadá. No ano passado, a equipe do SENAI ficou em segundo lugar no WorldSkills realizado em Shizuoka, no Japão. Na competição com representantes de 48 países, a pontuação obtida pelos brasileiros só foi inferior a dos estudantes da Coréia e ficou na frente dos concorrentes da Suíça, de Cingapura, Austrália e Japão. O título conquistado no Japão confirma a excelência da formação profissional oferecida nas escolas do SENAI.

A equipe do Rio Grande do Sul é formada por 45 alunos. Nesta primeira etapa, em Blumenau, serão 13 gaúchos que participarão em provas de 11 ocupações (Fresagem a CNC), Desenho Mecânico em CAD, Segurança no Trabalho, Confeitaria, Panificação, Instalação e Manutenção de Redes PC, Mecatrônica, Design de Moda, Design Gráfico, Confecção de Roupas e Confecção de Calçados. Mais informações sobre a Olimpíada do Conhecimento 2008 no site www.senai.br/olimpiada

Publicado sexta-feira, 6 de Junho de 2008 - 0h00