Você está aqui

Porto Alegre está sediando, até sexta-feira, a Seletiva Worldskills 2017 na ocupação Tecnologia em Mídia Impressa, com a participação de seis competidores. Esta é uma das 43 provas que estão acontecendo entre os meses de julho e agosto em 32 cidades brasileiras. O vencedor, além da medalha de ouro, será treinado para representar o Brasil no Worldskills 2017, em Abu Dhabi. A equipe que representará o Brasil em Abu Dhabi será formada pelos estudantes que conseguirem o índice técnico de cada ocupação. Participam jovens com até 21 anos, que tiveram os melhores desempenhos nas ocupações em testes realizados em cada Estado. Esta semana, competidores do Senai gaúcho estão disputando as provas de Manufatura Integrada (Curitiba-PR), Instalações Hidráulicas e de Aquecimento (Natal-RN), Eletricidade Industrial (São Luis – MA) e Confeitaria (Taguatinga-DF).
 
O empresário Marcelo Eduardo Oliveira esteve na unidade do Senai nesta quarta-feira para acompanhar a competição. “Vim prestigiar o evento”, disse ele que conta com dois funcionários ex-alunos do Senai. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. O competidor gaúcho de Tecnologia de Midia Impressa, Murilo Antunes da Silva, está confiante. Nas duas últimas competições, o Senai-RS ficou com a medalha de ouro, sendo que o último competidor, Victor Bernardo, foi ouro mundial na Worldskills 2015. “O Victor me disse que a vida dele pode ser separada por antes e depois de participar do evento”, relata Murilo. “Eu sei que é uma oportunidade única e estou tentando adquirir o máximo de conhecimento que consigo”, explica.
 
O avaliador Douglas Moura acrescenta ainda que é também uma chance importante para o próprio Senai avaliar seus alunos. “Podemos ter uma ideia do ensino e do aprendizado que está sendo realizado nos Estados”, comenta. Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo SENAI, campeão da 42º WorldSkills, realizada em 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países.  Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo Senai. O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do Senai, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.
 
A WorldSkills é a maior competição  de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.  Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. 
 
(Crédito foto: Dudu Leal)
 
Publicado quarta-feira, 20 de Julho de 2016 - 15h15