Programa Texbrasil auxilia exportador do setor têxtil

Empresários gaúchos do setor têxtil participaram nesta quarta-feira (18), na FIERGS, da apresentação do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Texbrasil), desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Segundo o diretor do Programa Texbrasil, Rafael Cervone Netto, a cadeia brasileira do segmento, por ser talentosa, criativa e com capacidade de produção, é bem conceituada, mas tem ainda muito a crescer no País que é o sexto maior produtor têxtil do mundo.

No ano passado, o faturamento interno da indústria do setor correspondeu a US$ 41,3 bilhões, enquanto as exportações alcançaram apenas US$ 2,3 bilhões. São 30 mil empresas no País. "O Texbrasil foi criado para fomentar as exportações brasileiras e auxiliar na inserção das nossas empresas no exterior, sem custos ao empresário que aderir ao programa", explicou Cervone.

Para o diretor técnico da Abit, Frederico Bernardo, é preciso se conscientizar que o processo de capacitação para a exportação é longo, mas que no final os resultados são compensadores. Bernardo se diz um otimista, pois mesmo diante da crise internacional surgem as oportunidades. "Temos um mercado interno poderoso", destaca, salientando também as alternativas externas que podem ser exploradas fora dos tradicionais países compradores.

O evento foi realizado pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e a Abit.

Publicado quinta-feira, 19 de Março de 2009 - 0h00