Rede RS Indústria 4.0 lança portal com diagnóstico

A Rede RS Indústria 4.0 lançou o portal www.redeindustria40.com.br. Conduzida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), a Rede  tem como objetivo reunir informação e conhecimento para difundir a cultura 4.0. Integram a iniciativa além de FIERGS, Senai, IEL e Sebrae, Abimaq-Ipdmaq, Abinee, Abicalçados, ABII, Abrameq, Assespro, APL Automação e Controle, Simecs, Feevale, Furg, IFRS, UFRGS, PUCRS, Unisinos, Ulbra, UCS, UniLaSalle, SICT-RS, IEITEC, Grupo Randon e AGCO, com apoio do governo do Estado. A intenção é ser referência em Industria 4.0 para todo o Estado, por meio de um ecossistema que busque essa nova jornada.

O principal objetivo da Indústria 4.0 é conectar dados da empresa e transformá-los em informações valiosas, criar processos mais eficientes e voltar o capital humano para funções de planejamento e análise. Este é um caminho que vem sendo trilhado mundialmente e de forma irreversível. Há uma tendência gradual de que os sistemas convencionais de produção se tornem obsoletos. Neste sentido,  é preciso engajar a indústria brasileira no movimento em direção à Indústria 4.0, que significará um salto de produtividade e desenvolvimento no setor.

No site é possível realizar um diagnóstico, para saber em que fase da jornada 4.0 está a indústria. Os dados informados serão de uso da Rede e do Senai e não serão compartilhados com terceiros. Além disso, o portal conta com conteúdo e notícias referentes a essa revolução industrial, apresentando as tecnologias habilitadoras e seus fornecedores no Estado.

Publicado quinta-feira, 6 de Maio de 2021 - 15h15