Você está aqui

Rio Grande do Sul pode receber terminal de regaseificação

Petrobras estuda investimento de US$ 400 milhões em Tramandaí ou Rio Grande

Uma reunião de industriais, políticos e empresários da área energética com a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, na sede da FIERGS, nesta terça-feira (15), discutiu as possibilidades do Rio Grande do Sul receber um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL).

A crescente demanda de gás natural no mundo é a principal justificativa para a planta, havendo 15 locais ao longo do litoral brasileiro para realizar o investimento de aproximadamente US$ 400 milhões num terceiro terminal, que fará companhia ao de Pecém, no Ceará, e de Guanabara, no Rio de Janeiro.

O Rio Grande do Sul tem duas opções: Rio Grande ou Tramandaí. "A demanda e a produção de gás natural no Brasil devem chegar a 134 milhões de metros cúbicos ao dia, em 2015. E, 31 milhões sairão de terminais de regaseificação. O Estado é uma opção interessante, que tem pontos a favor e outros contrários", explicou a executiva.

O local da construção será anunciado em novembro deste ano e entrará em operação em 2012. Entre os pontos favoráveis ao Rio Grande do Sul está a possibilidade de abastecer outros Estados com o gás natural, além do Uruguai e Argentina. "O fator geopolítico nos ajuda, entre outras variáveis. Além disto, temos uma mobilização regional muito forte, que envolve todos os setores da sociedade", enfatiza o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, que participou da reunião.

Maria das Graça deixou claro que o Estado tem boas chances de receber o investimento, mas não quer criar falsas expectativas aos gaúchos. Ela citou que entre os pontos que depõem contra o Rio Grande do Sul está a longa distância de gasodutos a serem construídos para transportar o combustível regaseificado até os mercados consumidores. "A decisão da Petrobras cumprirá critérios técnicos e este terminal será construído para suprimir uma demanda térmica", completou a diretora da Petrobras.

A plataforma de regaseificação é um tipo de estrutura criada para viabilizar a utilização do gás natural por consumidores que estão longe de onde o combustível é extraído. Ao ser captado, o gás natural sofre um processo de liquefação, sendo transportado em navios até os terminais onde será novamente gaseificado, para então ser disponibilizado ao mercado. É só assim que países não dispõem do combustível podem ter acesso ao mesmo.

Publicado Terça-feira, 15 de Julho de 2008 - 0h00