A presença das micro e pequenas empresas da Região Sul do País na cadeia global de produção ganhou novo impulso, nesta quarta-feira (26), com o primeiro dia da Rodada de Negócios Brasil Trade, em Porto Alegre. O evento é uma parceria entre a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A expectativa com a iniciativa é de contabilizar US$ 19 milhões em negócios imediatos e até 12 meses após a realização das rodadas.
Até sexta-feira estarão frente a frente, na sede da FIERGS, 150 empresas brasileiras da região Sul, 20 comerciais exportadoras e seis compradores internacionais do Chile, da Colômbia, do Peru e três do Uruguai. A rodada de negócios é multissetorial, mas voltada especialmente aos setores de Alimentos & Bebidas, Higiene & Limpeza, Vestuário, Calçados e Têxtil. “Entendemos que o papel da FIERGS é constituir um palco de novos negócios para as empresas do Sul do País. Certamente as indústrias aqui presentes encontrarão novas oportunidades entre si e junto às empresas exportadoras e aos compradores internacionais”, afirmou André Meyer, representando a presidência da FIERGS na ocasião.
Para o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, o trabalho de capacitação das micro e pequenas empresas para o comércio internacional também é de modernização da produção para fins de competição interna. “A exportação é um processo de modernização e torna o empreendimento mais eficaz ao dar mais competência e conhecimento para o empreendedor”, explicou.
Também participaram da abertura do evento o diretor-superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Derly Fialho, e a vice-presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex), Damaris Costa.
Crédito foto: Dudu Leal
![Rodada de Negócios Brasil Trade](http://fiergs.org.br/sites/default/files/news/images/35892788700_103c25117e_c.jpg)