INVESTIMENTOS E ATUALIZAÇÃO DE DEMANDAS
O diretor do Sesi, Senai e IEL-RS, Claudio Gastal, detalhou os investimentos realizados na região. Junto com Ana Paula, apresentou o portfólio de serviços disponibilizado pelo Sistema FIERGS para a região, dividido nos pilares de inovação, atração de talentos, competitividade e reconstrução da indústria. Entre os investimentos, destacou-se o projeto em negociação com a prefeitura municipal de Santo Antônio da Patrulha para uma unidade de educação do Sesi-RS e Senai-RS, além da reforma em andamento do espaço de atividades físicas no Sesi Canoas e as atualizações tecnológicas nas unidades do Senai localizadas Gravataí, Porto Alegre, Canoas e Cachoeirinha, bem como na Faculdade Senai.
A apresentação do projeto Vocações do Instituto Sesi de Formação de Professores também foi um dos destaques entre as novas iniciativas em debate. A ação analisa o território e orienta ações integradas nas 10 regiões do estado, conforme divisão adotada pelo Sistema FIERGS. O estudo será disponibilizado em um painel de dados com indicadores precisos para o setor de educação.
Durante a programação, Gastal e Ana Paula listaram os atendimentos feitos com relação às demandas levantadas em dezembro do ano passado. No eixo da qualificação profissional ganharam destaque os programas Educa+ Senai, com mais de 2,5 mil matrículas em Jovem Aprendiz, e o Qualifica Indústria, com mais de 540 vagas disponíveis para requalificar profissionais da região, além do projeto RS Qualificação Recomeçar, que prevê 1,8 mil matrículas em 2026 em 26 municípios atendidos. O Carretas do Saber, que oferece cursos gratuitos em unidades móveis, e o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil também integraram as ações de destaque ao lado de demais atendimentos focados em municípios menores.
Para a valorização do setor produtivo, a FIERGS reforçou o desenvolvimento de campanhas institucionais como A Indústria é Tri, que valoriza a importância e o valor da indústria gaúcha. Em relação à contenção de cheias, foram detalhadas as atuações da entidade junto ao poder público para avançar em obras estruturais, avaliando projetos já concluídos e em andamento, além de ações de alerta e prevenção.
No eixo de infraestrutura logística, foi destacada a elaboração do documento “Panorama de Empreendimentos prioritários para Infraestrutura do RS” e a inclusão de projetos de mobilidade urbana (VLTs, trens e linhas de ônibus). A FIERGS também participa em debates sobre projetos de mobilidade urbana e obras de infraestrutura no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Commu) de Porto Alegre. Na defesa de interesses, a entidade reafirmou a atuação contínua em pautas como o Fundo Constitucional Sul Sudeste, o projeto de lei da Irrigação e a sua posição contrária à redução da jornada de trabalho. A agenda legislativa da FIERGS no Congresso Nacional também foi destacada, com o monitoramento permanente de 292 projetos federais e 31 propostas prioritárias para os parlamentares.
PRIORIDADES DA REGIÃO
Para 2026, os participantes do evento elegeram cinco novas demandas para as quais esperam atuação do Sistema FIERGS:
- Articulação institucional da FIERGS junto ao governo do estado para criação de ambiente favorável e de incentivos fiscais para a indústria poder investir e expandir seus negócios;
- Articular institucionalmente junto ao poder público e promover PPPs para a solução de gargalos logísticos e ações de desassoreamento de rios na região para prevenção de futuros eventos climáticos;
- Apoiar a promoção e ampliar a visibilidade do Parque Tecnológico de Canoas como ambiente de inovação e desenvolvimento industrial;
- Fortalecer o apoio institucional ao desenvolvimento e à competitividade do setor de eletroeletrônicos;
- Desenvolver soluções em tecnologia, pesquisa e inovação voltadas à aplicação de novas tecnologias das pequenas e médias indústrias da região metropolitana.