O Senai-RS conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze na etapa final da V Olimpíada Nacional do Conhecimento, encerrada na noite de domingo (17), em Curitiba. O Estado participou da competição com 13 estudantes em 11 ocupações.
A primeira conquista gaúcha veio com o caxiense Maurício João Battassini, da AEP Senai Construção Civil, de Caxias do Sul, na ocupação de Construção em Alvenaria, que fez questão de subir ao palco com bota e bombacha e a bandeira do Rio Grande do Sul às costas. "Eu tenho certeza que a minha rotina agora será diferente. Uma conquista destas abre muitas portas e agora, vou estudar e pesquisar muito para disputar o mundial no Canadá", disse.
A outra conquista gaúcha da noite veio na modalidade de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, com o aluno Geverson Abreu Dias Schmitt, do CEP Senai Roberto Barbosa Ribas, de Santa Maria. A prova consistia na colocação de azulejos na forma de pontos turísticos da capital paranaense, como o Jardim Botânico e a fachada do museu Oscar Niemayer. Os detalhes fizeram a diferença na prova. "A avaliação foi feita em milímetros. Tudo precisava ser feito com muita exatidão", explicou após subir ao pódio, também com o pavilhão gaúcho às costas.
Na ocupação de Tornearia Mecânica, o competidor Mauri Rafael Beck, de Horizontina, aluno da EEP Senai Vergílio Lunardi, ficou com a prata. Para completar a premiação gaúcha no evento, uma medalha de bronze, em Mecânica de Automóveis, com Jonatan Brochier, da EEP Senai Automotivo, de Porto Alegre.
A V Olimpíada Nacional do Conhecimento foi realizada em três etapas: a primeira em Blumenau, Santa Catarina; a segunda em Porto Alegre; e a terceira em Curitiba. "Esta foi a maior competição que já realizamos. É um orgulho para todos, que temos a segunda melhor educação profissional do mundo", disse o diretor-geral do Senai Nacional, José Martins.
O Rio Grande do Sul encerra a competição com a terceira colocação no quadro geral, com 13 medalhas, sete delas de ouro. São Paulo ficou em primeiro lugar e Minas Gerais na segunda posição.
As medalhas gaúchas foram:
Ouro
Mecatrônica
Manufatura Integrada
Metrologia Dimensional
Instalação Elétrica Predial
Joalheria
Construção em Alvenaria
Aplicação de Revestimentos Cerâmicos
Prata
Telecomunicações
Tornearia Mecânica
Bronze
Polimecânica
Instalação Elétrica Industrial
Ferramentaria
Mecânica de Automóveis