Seminário explica a crise internacional e o crédito

"Precisamos estar atentos a todos os movimentos de mercado que estão acontecendo. O momento que passamos requer a necessidade de uma reflexão sobre um novo realinhamento de posições para enfrentarmos os impactos da crise", afirmou o presidente do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex), Cezar Müller, na abertura do seminário "A Crise e o Crédito,Entenda os Impactos da Crise Financeira Internacional na Captação de Empréstimos". O evento foi realizado pela FIERGS, por meio do Concex, nesta quinta-feira (12), na sede da entidade.

O histórico da crise internacional, a metodologia para concessão de crédito e seu seguro, a exportação e as perspectivas de crédito no momento atual foram alguns dos temas apresentados. Para o consultor André Schuett, "as empresas devem ter ciência de que a transparência é fundamental para acessar o mercado financeiro, mas isso não é garantia de obtenção de recursos porque existe uma crise de desconfiança por parte dos bancos".

O diretor de operações e investimentos do Banrisul, Ricardo Hingel, fez uma avaliação sobre a redução da taxa Selic. "O que parece uma boa notícia tem por trás uma má notícia. Vamos entrar com a taxa real de juros não como fator de estímulo, mas como remédio para a forte desaceleração da economia", afirmou. Segundo Hingel, "com a diminuição da atividade industrial os bancos estão trabalhando com uma forte inadimplência. A oferta de crédito está diminuindo, mas a demanda também é menor", concluiu.

Publicado sexta-feira, 13 de Março de 2009 - 0h00