Senai apresenta tendências de calçados e artefatos

Empresários gaúchos conhecem as novidades do setor

Micro e pequenas empresas do Estado têm agora acesso às principais novidades mundiais em design para o setor de couro, calçados e artefatos. O Sistema FIERGS, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RS (Senai-RS), lançou a publicação e o CD ROM "Caderno de Tendências em Calçados e Artefatos Outono-Inverno 2008". A ação integra o Projeto Multiestadual Gestão Estratégica em Design, envolvendo o Departamento Nacional do Senai e tendo como principal parceiro o Sebrae Nacional.

No evento, realizado dia 9 de outubro, foi entregue um caderno e CD-ROM, cujo conteúdo contou com o trabalho da equipe de técnicos e designers do Sistema SENAI, propiciando uma integração nacional através da participação dos Departamentos Regionais dos Estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A base da cartela de cores e a inserção de componentes específicos no design de calçados e artefatos marcam também o início da parceria com a Assintecal (Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos). As pesquisas voltam-se ao cenário nacional e aos principais centros de moda da Europa, com participação em eventos e feiras que traz um fundamento de investigação que contribui para uma visão de mercado.

Agora serão realizados 17 workshops, nos principais pólos nacionais e no Rio Grande do Sul nas cidades de Bento Gonçalves, Três Coroas, Igrejinha e Farroupilha.

O projeto, que tem o apoio do Senai e Sebrae Nacional, também visa integrar e coordenar esforços para a criação de um Portal Senai Design, por meio de uma rede de informações, que será lançado no final do ano, promovendo atividades voltadas para a reflexão e a capacitação em design, estimulando a cultura do uso do estudo de tendências regionais no desenvolvimento de produto, fortalecendo o conceito de brasilidade nos setores de calçados, couro, artefatos vestuário, confecções e malharia.

Publicado quarta-feira, 10 de Outubro de 2007 - 0h00