Senai Cetepo é acreditado pelo Inmetro como provedor de ensaios de proficiência

O Centro Tecnológico de Polímeros Senai (Cetepo) foi acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) como provedor de ensaios de proficiência. O anúncio foi feito nesta manhã (1º) no II Workshop de Acreditação de Produtores de Materiais de Referência e de Provedores de Ensaios de Proficiência, que está sendo realizado no Rio de Janeiro. Atuando na organização de programas de ensaios proficiência por comparações interlaboratoriais na área de elastômeros e plásticos, desde 2000, o Senai Cetepo é uma das primeiras instituições, em nível nacional, a obter a acreditação. "Esta é mais uma contribuição do Senai, integrante do Sistema FIERGS, ao País na área da metrologia", disse o diretor regional da instituição, José Zortéa, lembrando que em junho o Cetepo recebeu a acreditação do Instituto como produtor de materiais de referência.

Os Programas de Ensaios de Proficiência (PEP) disponibilizados pela instituição atendem as normas ASTM D4483 e ISO 13528. Fundamentados na estatística comparativa, avalia quanto os resultados de um laboratório aproxima-se do valor de consenso. Atualmente, as rodadas dos programas envolvem a participação de mais de 100 empresas por ano, tanto nacionais como internacionais, e são organizadas dentro de procedimentos rigorosos, atendendo aos requisitos técnicos e de qualidade estabelecidos pela norma ISO IEC 17043:2011 e pelo documento ILAC G13-08:2007

A participação em Programas de Ensaios de Proficiência fornece um meio objetivo de avaliar e demonstrar o nível e uniformidade dos resultados de ensaios que estão produzindo. Através de um tratamento estatístico dos dados, é possível conhecer o desempenho individual e com relação aos demais participantes do PEP. Com as informações fornecidas nos relatórios de participação, as empresas podem identificar problemas, analisar seus procedimentos laboratoriais, iniciar ações corretivas, fornecer confiança adicional aos seus clientes e demonstrar capacitação para certificação da qualidade. "A melhoria de processos e da qualidade dos produtos tem tido cada vez mais importância na competitividade das empresas", explica Zortéa, destacando que "conforme exigências de normas, o fornecedor deve controlar, calibrar e manter em condições os equipamentos e instrumentos de inspeção, medição e ensaios para demonstrar a conformidade dos produtos e serviços com os requisitos especificados".

Programas disponibilizados pelo Senai Cetepo:

O Programa de Ensaios de Proficiência na área de Plásticos envolvem os seguintes ensaios :

Indice de Fluidez

Resistência à Tração

-O Programa de Ensaios de Proficiência na área de Elastômeros envolvem os seguintes ensaios :

Microdureza IRHD

Dureza IRHD