Senai inaugura novas instalações dos laboratórios do Cetepo

O presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, inaugurou na manhã de hoje (5) as novas instalações dos laboratórios do Centro Tecnológico de Polímeros Senai (Cetepo), de São Leopoldo. "Os novos locais permitirão que o Cetepo amplie os serviços às indústrias de elastômeros, termoplásticos, adesivos, espumas e embalagens", lembrou. O industrial destacou o papel e a sintonia de todos os atores do processo produtivo: "as instituições do Sistema FIERGS, os sindicatos e as empresas são fundamentais para identificar e responder às demandas técnicas da indústria". O espaço, com cerca de 2.500 m², abriga os laboratórios de Ensaios Reológicos, Ensaios Físico-Mecânicos, de Análises Químicas/Físico-Químicas, de Ensaios Dinâmicos, de Análises Instrumentais, de Preparação de Compostos, e o novo, de Ensaios de Embalagens para Produtos Perigosos. Dois ainda estão em processo de implementação no local: de Ensaios em Tintas e de Avaliação da Biodegradabilidade de Materiais Plásticos . O Cetepo atende cerca de 650 empresas por ano do Rio Grande do Sul e do Brasil e é referência na área de polímeros.

A vice-presidente do Sindicato da Indústria da Borracha do Rio Grande do Sul (Sinborsul), Tânia Finkler, enfatizou a importância do investimento em tecnologia. "Num momento em que países do Primeiro Mundo mostram fragilidades, o Brasil, e mais especificamente o Rio Grande do Sul, provam que estão sintonizados com aquela que é a única via capaz de assegurar a competitividade do setor produtivo. A saber, a aposta consistente no investimento tecnológico, possibilitando galgar patamares crescentes na sempre árdua concorrência numa economia que prima pela globalização", sentenciou.

Com um amplo escopo de serviços laboratoriais em plásticos, borrachas, adesivos e espumas acreditados no Inmetro, o Centro Tecnológico atende aos requisitos técnicos e de qualidade da norma NBR ISO/IEC 17025. Trabalha com normas nacionais, internacionais reconhecidas ou das próprias empresas e ensaios sob medida, conforme a necessidade do cliente. O Cetepo foi, recentemente, acreditado no Inmetro, como Provedor de Ensaios de Proficiência por Comparação Interlaboratorial e Provedor de Materiais de Referência nas áreas do Plástico e Elastômeros.

Atualidades Tecnológicas

Nesta quinta-feira, inicia o 16º Seminário de Atualidades Tecnológicas, promovido pelo Centro Tecnológico Polímeros Senai, e que segue na sexta-feira, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. O evento terá como tema Elastômeros, Plásticos e Adesivos, além do Espaço Temático Tintas, dando oportunidade aos participantes de conhecerem em primeira mão as novidades e os avanços tecnológicos nestas áreas. O encontro reunirá empresários, técnicos, engenheiros, estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais interessados nos setores.

Publicado quarta-feira, 5 de Outubro de 2011 - 0h00