Senai realiza mais de 10 mil atendimentos em Serviços de Tecnologia e Inovação em 2019

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial realizou em 2019 10.350 atendimentos em Serviços de Tecnologia e Inovação, sendo 224.954 horas técnicas em Tecnologia e Inovação. Os números integram a estimativa do balanço do ano da instituição. Com foco no mercado, o Senai busca atender as novas demandas da indústria. “Apoiamos as empresas para que se tornem cada vez mais competitivas. Neste sentido, mudamos o portfólio de serviços, incorporando novas tecnologias e antecipando tendências”, lembra o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein. “Este ano atendemos mais de 3,5 mil indústrias; incluindo a capacitação profissional e as consultorias técnicas e tecnológicas”, ressalta.

Em 2019 foram 52 projetos em PD&I contratados e desenvolvidos ou em desenvolvimento entre as unidades do Senai (entre editais e Embrapii) e 46 atendimentos no programa de eficiência energética.  Com a intenção de desmistificar a indústria 4.0 e aproximar as empresas das novas tecnologias foram realizados três road shows Liderando 4.0 (Canoas, Lajeado e Caxias do Sul) e dois Embrapii (Santa Rosa e Panambi). A Mercopar, realizada nos primeiros dois dias de outubro, teve presença da instituição em dois espaços: no estande do Senai, que expôs as tecnologias educacionais da instituição, e no Salão da Inovação, com a exposição de tecnologias digitais disponíveis . Também durante a Mercopar, o Senai-RS, juntamente com Sesi-RS, IEL, Sebrae e com apoio do Governo do Estado, lançou o Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, que gerou 73 intenções inscritas e 22 ideias aprovadas. O Senai também faz parte da Rede RS Indústria 4.0, lançada este ano, que busca integrar esforços e recursos para alavancar a competitividade da indústria no RS.

Na educação, foram realizadas 80 mil matrículas, sendo 4,3 mil em EAD. Oito novos cursos lançados, incluindo técnicos (Técnico em Internet das Coisas,  Cibersistemas para Automação,  Meio Ambiente e Telecomunicações) e pós-técnicos (Gestão em Manutenção, Manutenção de Sistemas Automatizados Integrados, Sistemas Eletroeletrônicos e Manutenção de Sistemas Mecatrônicos). Também houve atualização de 268 cursos que contam com tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.
A Metodologia Senai de Educação contou com a produção de 150 video aulas para apoiar os docentes e 180 vídeos para o canal Senai do You Tube. Foram implantados nove Senai Lab para colaboração e compartilhamento do conhecimento e do apoio de ferramentas. Outro destaque, foi o lançamento dos laboratórios remotos, utilizados, inicialmente, no curso técnico de Eletroeletrônica (semipresencial).  O Senai ainda apresentou duas novas unidade móveis, de  Mecânico de Motocicletas e de Eletrônica e Automação, que, juntamente com as outras 17 UMOs, possibilitaram alcançar 1,9 mil matrículas em 32 cidades.

O Mundo Senai teve quase 10 mil visitantes nas 18 unidades operacionais que participaram do evento apresentando as tecnologias e possibilidades profissionais da instituição. Durante o evento, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, foi realizado o Inova Senai, com apresentação de 13 projetos. O programa tem como objetivo desafiar alunos a solucionarem questões reais do dia a dia das indústrias. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da demanda de indústrias parceiras e teve a participação estudantes de duas ou mais áreas. A intenção, além de promover a aproximação entre os estudantes e o setor industrial, é desenvolver nos alunos de cursos técnicos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. A metodologia usada rendeu ao Senai gaúcho o 1º lugar na categoria Ensino Profissional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O vencedor foi o Sistema Automatizado de Corte de Correntes para Joias e Bijuterias, do Senai Guaporé, desafio da empresa MW do Brasil. A segunda colocação ficou com o Sistema de Transferência de Produto da Linha de Processamento de Aves para Embalagem Secundária (BRF), do Senai Lajeado, e o terceiro, com Fixador de Cabedal (Picadilly), também da unidade de Lajeado.

Na WorldSkills Kazan, o Senai ficou em terceiro lugar no ranking geral de pontos. A comitiva gaúcha obteve uma medalha de bronze em Instalações Elétricas Prediais com o aluno Carlos Brys, do Senai de Sapucaia do Sul. Duas ocupações também conquistaram o diploma de excelência: Tecnologia de Mídia Impressa (Andressa Batista de Souza, Senai Artes Gráficas) e Robótica Móvel (Cristiano Nunes e Emerson Lemes – Senai Santa Cruz do Sul). Em novembro, a instituição foi premiada com o Troféu de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa.

Para 2020, a meta do Senai-RS é alcançar 106 mil matrículas, com ênfase no EAD (40,4 mil). Com relação à tecnologia e inovação, a intenção é alcançar mais de 8 mil indústrias e 227,5 mil horas técnicas em Serviços de Tecnologia e Inovação.

Publicado sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019 - 18h18