Senai-RS de Não-Me-Toque será ampliado e modernizado com aporte de R$ 2 milhões
Unidade do Sistema FIERGS receberá equipamentos de última geração para atender demandas das indústrias da região
Atuamos a favor da indústria gaúcha estimulando a cooperação entre empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços e apoiando o desenvolvimento de novos mercados e sua internacionalização. Juntamente com o SESI, SENAI e IEL, apresentamos soluções que aumentam a competitividade da nossa indústria.
Unidade do Sistema FIERGS receberá equipamentos de última geração para atender demandas das indústrias da região
O Sistema FIERGS formalizou investimento de R$ 2 milhões para ampliar e modernizar a unidade do Senai-RS em Não-Me-Toque. O anúncio foi tema de encontro do presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, com o prefeito do município, Gilson dos Santos, no estande da entidade na 48ª Expointer, em Esteio. A diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, a diretora-executiva e de Relações Institucionais, Ana Werlang, e o gerente da divisão de Educação Profissional e Tecnologia do Senai-RS, Márcio Basotti, também participaram da reunião.
Durante o encontro, foi entregue ao prefeito o projeto arquitetônico da unidade para execução por parte da prefeitura, além de uma relação com os novos investimentos em equipamentos. Para Bier, a iniciativa é mais um exemplo da estratégia de parceria adotada pelo Sistema FIERGS para expansão no interior do estado. “Esta é mais uma das parcerias que estamos desenvolvendo, onde a prefeitura entra com o imóvel e o Sistema FIERGS com todo o equipamento. Não-Me-Toque fez esse pedido em março, durante a Expodireto, e já estamos concretizando o projeto”, destaca o presidente.
A modernização prevê a instalação de equipamentos de última geração, incluindo robôs de solda e máquinas CNC. "A demanda de expandir a unidade veio como um pedido dos industriais da região. No entanto, não só a expandiremos, mas também a modernizaremos com máquinas de última geração", detalhou Susana, ressaltando que esse movimento é uma resposta concreta ao gargalo de mão de obra qualificada no estado. Para a diretora, o projeto renova uma parceria de longa data da entidade com o norte gaúcho na formação de talentos para o setor. "Temos muito orgulho em dizer que grande parte dos empresários da região são oriundos do Senai", celebra.
Atualmente, o Senai ocupa metade da área do prédio onde está instalado, sendo o restante utilizado pela prefeitura municipal. Com o acordo firmado, a prefeitura cederá todo o espaço para a ampliação da unidade, enquanto o Sistema FIERGS investirá na aquisição de máquinas e equipamentos de ponta.
Para o prefeito de Não-Me-Toque, o investimento ilustra a força da indústria na cidade e contribuirá para a capacitação técnica de inúmeros jovens. “O Sistema FIERGS, por meio do Senai-RS, tem sido um parceiro fundamental, e agora damos mais um passo importante no caminho de fortalecimento de nossas empresas. Com isso, os alunos sairão capacitados e prontos para ingressar no mercado de trabalho, atendendo diretamente à demanda das nossas indústrias”, avalia Gilson dos Santos, que projeta a conclusão da obra até o final do ano.


