Você está aqui

Senai-RS trabalha para ampliar atendimento

Com 131 pontos de atendimento no Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) se preparou para 2009, especialmente, em duas frentes: os grandes investimentos econômicos que estão ingressando no Estado e a adequação às novas regras que determinam dois terços de gratuidade nos cursos profissionalizantes até 2014. "Estamos prontos para atender a grande demanda que começa efetivamente neste próximo ano com a chegada dos investimentos ao Rio Grande do Sul", afirma o diretor-regional do Senai-RS, José Zortéa, destacando que a projeção é de receber 175 mil matrículas. Além disso, segundo ele, a instituição tem a meta do Programa Educação para a Nova Indústria, que prevê um crescimento de 30% até 2011.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Já está prevista para o próximo ano a realização do 4º Ciclo do Programa de Qualificação Profissional do Prominp, contemplando 161 turmas (2.630 alunos) em Rio Grande, Porto Alegre, Canoas e Sapucaia do Sul. O Planseq Nacional da Construção Civil terá 5.652 beneficiários do Bolsa-Família, em 13 municípios. Com relação aos programas especiais, o de Ações Inclusivas pretende atender 460 alunos com Necessidades Especiais, o Novos Horizontes deverá ter cerca de 1,1 mil vagas e o Ações Móveis, mais 750.

No balanço deste ano, foram contabilizadas 172 mil matrículas nos cursos oferecidos. O Programa de Educação a Distância alcançou 6,79 mil alunos nas aulas de competências transversais. Também foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação os cursos técnicos Design de Calçados, Calçados e Mecânica Industrial.

A excelência dos jovens gaúchos que estudam na entidade pode ser conferida nas principais competições nacionais e internacionais de profissões. Um exemplo recente foi a conquista de sete medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze na Olimpíada do Conhecimento 2008 − Nacional.

SERVIÇOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS

Com relação aos Serviços Técnicos e Tecnológicos, o Senai-RS prestou 16,7 mil atendimentos e 137 mil horas. Entre os diferenciais de 2008 está a parceria entre o Senai Ceta e os Institutos Fraunhofer IGD e IBMT, da Alemanha, com o objetivo de desenvolver e implantar um sistema de telemedicina para atendimento remoto de pacientes em regiões distantes dos centros médicos. Para o próximo ano estão previstos projetos estratégicos, como o Ambiente Remoto para a promoção de competências em redes de computadores, a atualização tecnológica de ensaios em revestimentos e móveis e o desenvolvimento de calçados femininos para a Terceira Idade a partir de medidas biomecânicas.

EXCELÊNCIA CERTIFICADA

A Qualidade foi outro ponto forte do Senai este ano. O CT do Couro obteve a recertificado com a ISO 14001:2004 − gestão ambiental e mais 60 unidades operacionais, além da sede, receberam a recertificação da ISO 9001: 2000. O Cetemp garantiu a manutenção da certificação OHSAS 18001: 1999 − Gestão da Saúde e Segurança. O Prêmio Qualidade RS (PGQP) destacou a instituição com a CEP Giuseppe Fasolo (medalha bronze), Cetepo (troféu Bronze), CEP Waldemar Strassburger (troféu bronze), CEP de Farroupilha (troféu bronze) e o AEP de Garibaldi (troféu Prata).

ESTRUTURA MODERNA

Em 2008, ocorreram as inaugurações da sede da AEP Senai de Veranópolis, do prédio da Construção Civil da CEP Senai Lindolfo Collor e dos laboratórios da unidade de Garibaldi. Foram criadas as escolas móveis de Mecânica de Motos, Automação Industrial e Configuração de Microcomputadores, e modernizadas outras sete. No próximo ano serão inauguradas as novas sedes do Senai Moda e Design, Artes Gráficas e a Escola Profissional de Construção Civil de Porto Alegre, e das unidades de Farroupilha, Pelotas e de Erechim. Ainda estão previstas ampliações, adequações e novas instalações para 12 unidades.

Publicado quarta-feira, 24 de Dezembro de 2008 - 0h00