Serviços são valor agregado nos negócios, diz James Teboul

O crescimento do setor de serviços está mudando paradigmas. Este é o começo da palestra do professor do instituto francês Insead, James Teboul, realizada nesta terça-feira (26), no Teatro do Sesi. "Todos estamos, mais ou menos, nos serviços", afirmou Teboul, destacando que há a área de frente (serviços) e de apoio (produção) em qualquer setor. "No caso de uma indústria, a área de frente é de marketing, revenda, manutenção, etc", salientou ele. A palestra Serviços em Cena − O Diferencial que Agrega Valor ao Seu Negócio foi promovida pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), integrando o Programa de Educação Empresarial, com apoio do Sesi-RS, Senai-RS e IEL nacional.

Teboul defendeu que as empresas se foquem na manutenção dos clientes, ao invés da conquista de novos. Como exemplo, ele contou que a empresa de elevadores Otis vende 40 mil elevadores por ano tem prejuízo. "Mas na manutenção dos 600 mil elevadores já instalados está o lucro", afirmou.

James Teboul lembrou que, em 1850, 50% da população trabalhava no campo e que nos anos 2000 este número é de 2,5%. "E esta é uma tendência mundial", comentou. "A indústria tinha 45% da população ativa nos anos 60, baixaram para 20,5% nos anos 2000 e até 2010 a previsão é de 15%. É o desafio para o setor industrial", completou. "Em compensação, os serviços contam nos anos 2000 com 77% da população economicamente ativa".

Ao falar sobre as mudanças de paradigma, o professor disse que a padronização, a divisão de trabalho e a conformidade eram conceitos da indústria. Já nos serviços são a integração, a personalização (ou customização) e a flexibilização. "Estes conceitos dos serviços, agora, estão indo também para a indústria devido às exigências dos consumidores e à grande concorrência", afirmou ele.

O professor falou ainda do triângulo de serviços em que a relação do funcionário com o cliente é o segredo. "A empresa deve tratar bem seu colaborador pois ele é o ‘marketeiro‘ direto", mostrou Teboul ao aconselhar uma parceria (ou a melhor gestão de pessoas) com os funcionários desta área.

Publicado Terça-feira, 26 de Agosto de 2008 - 0h00