Cada vez mais consolidado como um dos principais eventos de inovação na educação no Sul do Brasil, o Sesi Com@Ciência mostrou estar alinhado com as tendências que traz ao palco. De forma 100% on-line, autoridades no assunto apresentaram informações e suas observações sobre os caminhos que a Educação deve tomar no cenário pós-pandemia. O seminário ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro e contou, ainda, com a apresentação de trabalhos das escolas Sesi, focadas em inovação.
“O Sesi Com@Ciência nasceu com a ideia de ser um espaço de experimentação, onde nossos alunos pudessem demonstrar aquilo que aprendem e fazem no dia a dia de uma escola inovadora. Assim, podem incentivar outros alunos e escolas a adotar o modelo que a gente acredita”, pontua o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo. Ele explica que este modelo é o de uma educação conectada com a realidade do mundo do trabalho e com o que o aluno procura, sendo um ambiente inclusivo e de desenvolvimento pleno das habilidades dos estudantes.
A experimentação referida por Juliano Colombo se manteve firme mesmo na edição virtual deste ano. Cem projetos foram apresentados, todos focados em soluções inovadoras para problemas do dia a dia da sociedade. Foi o caso, por exemplo, da Wearable Heart, uma camiseta que monitora batimentos cardíacos. Já o desafio de robótica fez com que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) criassem drones inspirados no 14 BIS, avião de Santos Dumont, configurados e controlados remotamente.
Outras tantas ideias tiveram destaque e podem ser a semente para soluções de problemas reais. Além da exposição de projetos dos alunos da EJA e do Ensino Médio, o Sesi Com@Ciência também contou com oficinas como a de criação de chatbots e a de programação. As atividades envolveram estudantes e público em geral de todas as idades.
Enquanto isso, o palco central recebeu importantes nomes do debate educacional. No segundo dia, a gerente da área de avaliação do Instituto Reúna, Filomena Siqueira, esteve entre os especialistas que conversaram com gestores e educadores. Ela trouxe dados que ressaltam a importância do papel dos diretores de escola na formação dos alunos. “A liderança tem uma associação positiva no rendimento dos estudantes, mas as atribuições estão muito mais caracterizadas por uma lista de tarefas e não tão focadas nos elementos que uma característica de liderança pode gerar”, alertou a doutora em Administração Pública e pesquisadora do Center for Policy Research in Education (CPRE) do Teachers College, Universidade de Columbia (EUA).