Você está aqui

Contribuir para o fortalecimento da educação no Estado é o objetivo da Formação Continuada de Professores e Gestores da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A intenção é qualificar diretores e professores em módulos de gestão escolar, culturas juvenis, projetos e tecnologias, a partir da metodologia das Escolas Sesi de Ensino Médio. A capacitação envolve 450 profissionais, entre gestores e professores, que realizam o curso nas cidades de Sapucaia do Sul, Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Gravataí. 

O encontro inicial ocorreu neste mês de julho, com a presença de profissionais da rede pública, principalmente professores, mas também coordenadores pedagógicos, profissionais da Seduc-RS, diretores e vice-diretores. A maioria dos participantes que respondeu à pesquisa de avaliação realizada se mostrou satisfeita com as atividades propostas no primeiro encontro. "A metodologia do Sesi é baseada na formação do cidadão de forma integral, buscando promover a reflexão e a solução de problemas no contexto em que vivemos", explica a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. 

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul ocupa a 15ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo a pesquisa de 2017 – realizado a cada dois anos. Os dados do Ministério da Educação apontam que a situação mais preocupante está no Ensino Médio, etapa em que as escolas estaduais do RS atingiram um desempenho de 3,4, em escala de zero a 10. O resultado é abaixo da média do País, que foi de 3,5 e inferior à meta de 4,8 para o Estado.

O Sesi-RS traz em seu foco assegurar uma educação transformadora voltada para o mundo do trabalho por meio de metodologias específicas em educação básica e continuada. Uma das metas de 2019 é contribuir para qualificar a educação básica pública e encerrar o ano com 2.300 profissionais capacitados. 

Publicado quinta-feira, 25 de Julho de 2019 - 16h16