Você está aqui

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) fez nesta segunda-feira (17) a entrega oficial dos cadernos referenciais que servirão de base para o planejamento das ações didáticas desenvolvidas junto aos alunos da rede ensino de Panambi.

O trabalho é resultado da primeira etapa de discussão com o corpo docente e a Secretaria Municipal de Educação  sobre o desenho curricular, que foi realizada de agosto a novembro. A inicitiva integra a parceria realizada com a Associação Comercial e Industrial de Panambi e a Prefeitura Municipal e que tem o objetivo de fortalecer a educação básica local, com uma reestruturação em consonância com as necessidades do município e com a nova base curricular na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 

A ideia partiu dos empresários da cidade, preocupados com o ensino e a formação dos cidadãos de Panambi. “Víamos uma defasagem no ensino, pois quando o indivíduo chegava para trabalhar na indústria, não estava preparado em coisas básicas como matemática, física e língua portuguesa”, conta  Angelin Adams, CEO da Brunning Tecnometal. “Resolvemos buscar algumas iniciativas para tentar mudar isto. Foi quando conhecemos a Escola do Sesi de Sapucaia do Sul”, destaca. Após algumas conversas entre os empresários, liderados por Adams, e a prefeitura realizou uma aproximação com o Sesi-RS. “Achamos o projeto do Sesi interessante e buscamos uma forma de passar isto para a rede de ensino municipal”.

O prefeito Daniel Hinah explica que o trabalho do Sesi-RS é rediscutir o currículo escolar. “Nossa intenção é em dez anos ter uma educação de referência. Sou educador também e sei que a mudança se dá pela educação”, ressalta o prefeito. “Queremos uma mudança visando também ao empreendedorismo”, destaca. A secretária de Educação do município, Marlise Rodrigues, explica que a modernização da indústria, com automação, requer um trabalhador com mais conhecimento. “Esta parceria busca melhorias na educação, visando a um egresso da escola mais preparado e com potencial mais elevado, contribuindo assim para a evolução do próprio profissional, independentemente de onde estiver inserido”, ressalta. Panambi conta com dez escolas de Educação Infantil e dez escolas de Ensino Fundamental que atingem no total 4.478 crianças. Este número representa 65% das matrículas totais no município.

“A metodologia do Sesi-RS é baseada na formação do cidadão de forma integral, buscando promover a reflexão e a solução de problemas no contexto em que vivemos”, explica a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. “Buscamos uma abordagem que considere o raciocínio lógico sem esquecer a importância do desenvolvimento da sensibilidade. Tudo isto dentro do mundo que os rodeia. Enfatizamos as conexões entre o que eles aprendem na escola e suas atividades cotidianas e, mais tarde, no trabalho”, destaca Sônia.

Crédito foto: Divulgação

Publicado segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 - 0h00