AS OCUPAÇÕES
Em Mecânica Industrial, o Rio Grande do Sul terá dois representantes: William Stölben (Senai Santa Cruz do Sul) e Thailher Ghedini (Senai Canoas). O desafio da ocupação será garantir o funcionamento e a eficiência de equipamentos industriais, o que exigirá a montagem e a manutenção de sistemas, além da versatilidade para trabalhar em projetos de diferentes escalas.
A dupla Guilherme Biz e Ygor Dutra (Senai Caxias do Sul) competirá em Mecatrônica, uma área que integra conhecimentos de mecânica, pneumática, programação e robótica. O desafio dos jovens será combinar essas diferentes áreas para projetar, construir e reparar equipamentos automatizados, simulando processos de uma linha de produção industrial moderna.
Na ocupação de Soldagem, o competidor Bruno dos Santos (Senai Erechim) terá o desafio de operar com segurança e precisão uma grande variedade de equipamentos para cortar e unir diferentes tipos de metais. Na prática, ele precisará preparar e finalizar uniões metálicas que são cruciais em uma vasta gama de indústrias.
Leonardo Dias (Senai Sapucaia) representa o estado em Instalações Elétricas. A ocupação é responsável por projetar, instalar e reparar sistemas elétricos. Devido aos riscos envolvidos, seu principal desafio será garantir um serviço seguro e confiável, demonstrando profundo conhecimento das mais recentes normas técnicas e de um rigoroso código de conduta de segurança.
Em Tecnologia de Energia Verde, o competidor Pedro Lampert (Senai Canoas) terá a missão de garantir que equipamentos de coleta e distribuição de energia de fontes renováveis operem com máxima eficiência. A prova exigirá grande capacidade de resolução de problemas e conhecimento técnico para atuar em condições desafiadoras, como em grandes alturas ou locais remotos.
A WORLDSKILLS
A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo participantes de dezenas de países em provas que simulam desafios reais da indústria e do setor de serviços. Realizado desde 1950, o torneio promove o desenvolvimento de competências técnicas e valoriza o ensino profissional como motor de transformação social e econômica. A seletiva nacional é o primeiro passo rumo a Xangai, na China.