Em preparação para a 47ª Competição WorldSkills, que ocorrerá de 10 a 15 de setembro de 2024, em Lyon, França, foi realizado um simulado internacional no formato online na última semana. O evento reuniu as equipes da ocupação de mecatrônica do Brasil, representada pelos alunos Eduarda Menegotto e Mateus Hillebrand, do Senai Mecatrônica de Caxias do Sul , e da Colômbia, representada por duas equipes do Servicio Nacional de Aprendizaje (Sena).
A equipe colombiana foi liderada pelo especialista Miguel Angel Gomez, que acompanhou de perto seus competidores durante todo o simulado. Este evento proporcionou uma valiosa oportunidade para que as equipes do Brasil e da Colômbia testassem suas habilidades em um ambiente virtual, simulando as condições e desafios que enfrentarão na competição mundial.
A equipe brasileira encerrou o evento com pontuação 96,57, contra 90,49 da equipe Antioquia e 55,19 da Atlântico. O simulado online permitiu a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, reforçando o preparo técnico e a capacidade de trabalhar sob pressão, essenciais para o sucesso na WorldSkills.
Na próxima semana, o Senai Mecatrônica vai sediar outro simulado, desta vez com a participação presencial de uma equipe de Marrocos, além da dupla gaúcha.
O objetivo principal deste evento é apoiar a equipe marroquina e explorar oportunidades adicionais de cooperação entre o Senai e o Escritório de Formação Profissional e Promoção do Trabalho (OFPPT, na sigla em francês) do Marrocos nas competições de Educação Profissional.