Participaram do encontro representantes da Federarroz, Sindarroz, Sindapel, Fearroz e Irga
Foto: Dudu Leal
Sistema FIERGS discute desafios da indústria arrozeira e apresenta estudo sobre competitividade
O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, recebeu nesta quinta-feira (28) representantes do setor do arroz para a apresentação de um estudo técnico que identifica os principais entraves à competitividade da indústria gaúcha no cenário nacional, na sede da Federação.
O trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Cadeia do Arroz, vinculado ao Conselho da Agroindústria (Conagro) do Sistema FIERGS, aponta que a indústria de beneficiamento de arroz do estado vem perdendo espaço frente ao mercado nacional. Entre os fatores destacados, estão a entrada crescente do cereal proveniente do Mercosul e a migração de empresas para o Sudeste, motivada sobretudo por questões tributárias.
O documento, com as principais análises e sugestões, será apresentado ao governador Eduardo Leite durante a Expointer, acompanhado de um ofício em que as entidades pedem ao governo gaúcho a equiparação tributária nos moldes do modelo adotado pelo Paraná.
Para Bier, a discussão é estratégica para a economia gaúcha. “O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, e precisamos assegurar que nossa indústria tenha condições de competir em igualdade. O estudo traz dados concretos que mostram a urgência de medidas que fortaleçam essa cadeia e mantenham os empregos e a renda no estado”, afirmou.
Participaram do encontro representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Sindicato da Indústria do Arroz do RS (Sindarroz), Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas (Sindapel), Federação das Cooperativas de Arroz do RS (Fearroz) e Instituto Riograndense do Arroz (Irga).




