Sistema FIERGS encaminha 30 toneladas de roupas para SC

Carga está sendo preparada por voluntários para ser enviada esta semana

Os mutirões para auxiliar as vítimas das enchentes em Santa Catarina prosseguem em ritmo acelerado no Sistema FIERGS. Após doar 230 toneladas de alimentos, a entidade encaminha, até o final desta semana, o primeiro caminhão carregado com roupas e calçados para o Estado vizinho.

Serão enviadas 30 toneladas nesta primeira remessa. Voluntários de empresas e associações assistenciais diversas estão revezando-se desde a semana passada na triagem, limpeza e acondicionamento das peças. São 50 pessoas por dia, em média, dedicadas ao trabalho.

Entre elas está Neusa Pianezzola, a presidente da Sociedade Beneficente de Assistência Social Paroquial, sediada na Igreja São José, em Porto Alegre, ela dedica-se ao trabalho voluntário há quase 40 anos. Neusa também atua como auxiliar na Casa da Amizade, organização assistencial que está mantendo um grupo de mulheres na preparação das peças que serão enviadas aos catarinenses. E, apesar do tempo dedicado, ainda consegue surpreender-se com determinadas atitudes. "Em meio às doações de roupas e calçados, foi encontrada uma caixa de brinquedos embalada para presente. A doação foi feita por um menino de seis anos, da cidade gaúcha São Caetano do Sul", disse.

A carga está sendo preparada pelo Banco de Voluntários, presidida por Carmem Pinent Tigre, que atua com creches, entidades assistenciais, asilos, clubes de mães e hospitais. As doações serão recebidas pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), para então ser redistribuída nas cidades de Blumenau e Itajaí − as mais atingidas.

A presidente do Banco de Vestuário, Lucila Villela Osório, acompanhou os trabalhos e explicou que esta não é uma ação pontual ou uma campanha isolada. "Durante todo o ano, enviamos a produção de resíduos têxteis transformados em peças para uso pessoal e doações de vestuário com pequenos defeitos para 230 instituições cadastradas, como o Hospital Santa Casa", explica.

Publicado Terça-feira, 16 de Dezembro de 2008 - 0h00