Articulada pelo Sistema FIERGS, a missão brasileira representa 33 empresas
Foto: Divulgação/ FIERGS
Atuamos a favor da indústria gaúcha estimulando a cooperação entre empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços e apoiando o desenvolvimento de novos mercados e sua internacionalização. Juntamente com o SESI, SENAI e IEL, apresentamos soluções que aumentam a competitividade da nossa indústria.
O avanço da sustentabilidade e da economia circular é o grande destaque da Feira K 2025, maior evento mundial da indústria de plásticos e borrachas, realizada em Düsseldorf, na Alemanha. A edição deste ano reforça a necessidade de soluções que conciliem produtividade e responsabilidade ambiental. O Sistema FIERGS está com uma missão empresarial de acompanhamento da feira – que segue até 15 de outubro –, observando de perto as principais inovações e tendências que devem influenciar o setor nos próximos anos.
A delegação brasileira é composta por 66 participantes, representando 33 empresas. A missão foi articulada pelo Sistema FIERGS, por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Entre as novidades apresentadas, destacam-se o desenvolvimento de produtos com design mais sustentável, utilizando um ou dois polímeros para facilitar a reciclagem e reduzir impactos ambientais. Também chamam atenção os equipamentos voltados ao uso de materiais reciclados ou de origem biológica (biobased), que incorporam sistemas avançados de controle e rastreabilidade para garantir qualidade e estabilidade mesmo com insumos reaproveitados.
A reciclagem química, por sua vez, se firma como uma das grandes apostas para o futuro da cadeia produtiva. Junto a isso, a economia circular, a digitalização de processos e inovação em design de produtos contribuem para uma indústria mais sustentável.
Essas novas tecnologias e as discussões levantadas na feira revelam ainda mudanças no perfil de profissionais que a indústria vai demandar nos próximos anos. Nesse sentido, o Senai-RS também aproveita a feira para buscar conhecimentos que contribuam para incorporar esses avanços em seus programas educacionais e de PD&I, preparando a força de trabalho e a indústria gaúcha para os desafios da transformação sustentável.


