Você está aqui

Sistema FIERGS participa do Projeto Emancipar

Parceria foi realizada com Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social

O Sistema FIERGS e a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social assinaram, na segunda-feira (7), termo de cooperação técnica para capacitação profissional de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. O trabalho vai ser executado em municípios que fazem parte do Programa Emancipar, do governo do Estado. Participaram da reunião o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, o secretário estadual de Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, o integrante do Conselho Regional do Sesi de São Leopoldo, Raul Heller, e a secretária adjunta de Cultura, Flora Leães.

O Emancipar é um programa de combate à pobreza no Estado e atenderá os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), déficit habitacional e necessidade de atendimento pelo Bolsa Família. Em 2008, foram selecionados 50 municípios para desenvolvimento de ações. Mas, a meta, até 2010, é atender 24 mil famílias em 100 municípios gaúchos com investimento de R$ 143 milhões.

Três entidades que compõem o Sistema FIERGS, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vão participar com atividades de qualificação profissional, incentivo à cultura e ações de empreendedorismo. Serão beneficiadas, inicialmente, 300 pessoas em 18 municípios com maior concentração de pobreza no Rio Grande do Sul. "Nós precisamos trabalhar para desenvolver a sociedade. E quando houver projetos deste tipo, estamos sempre à disposição", disse o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre.

Inicialmente, cada um dos 18 municípios do Emancipar receberá um curso do Senai com carga horária média de 90 horas. As modalidades de cursos foram apontadas conforme as demandas identificadas pelo levantamento social realizado nas comunidades. Serão ministrados cursos nos ramos de atividade da área da construção civil, marcenaria, panificação, confeitaria, têxtil, automotivo, metal-mecânico e eletroeletrônicos.

O Programa Sesi Cozinha Brasil, de educação alimentar, será levado aos municípios selecionados, com o objetivo de melhoria das condições de saúde, aproveitamento total dos alimentos e valorização da renda. Serão ministrados cursos para os integrantes das comunidades e para os líderes comunitários e as merendeiras. O Centro Cultural do Sesi disponibilizará o acervo de livros, periódicos e CD-Room, com a utilização desses recursos tecnológicos com o objetivo de inclusão social por meio da cultura.

O termo de cooperação técnica prevê ainda o desenvolvimento do projeto "Educação Contínua Cine-Empreendedor", que atenderá 22 municípios selecionados, com promoção de espaços de aprendizagem para incentivar e orientar as pessoas a abrirem o seu próprio negócio.

O trabalho será desenvolvido nos seguintes municípios: Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Carazinho, Cruz Alta, Gravataí, Ijuí, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, Soledade, Triunfo, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Publicado segunda-feira, 7 de Julho de 2008 - 0h00