O Sistema FIERGS conquistou 15 distinções na 17ª edição do Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), que completou 20 anos de atividades. A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, na noite desta terça-feira, e marcou o encerramento do 13º Congresso Internacional de Gestão. "As premiações no PGQP demonstram que estamos no caminho correto de qualificar nossas atividades, para termos condições de dar suporte ao crescimento e à consolidação das indústrias gaúchas", lembrou o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller. Até a edição 2012, a entidade contabilizou 162 destaques − 73 medalhas e 89 troféus.
Além das unidades, o Comitê Gestor Senai foi escolhido, entre os 80 existentes, como Comitê Gestor Destaque 2011. A intenção é reconhecer toda a dedicação e contribuições prestadas pelos voluntários do Comitê em prol do alcance da missão do programa. O diretor-regional do Senai-RS, José Zortéa, recebeu o Diploma na Categoria Missão Vitoriosa, representando os demais Comitês Setoriais. Os 79 vencedores de pequeno, médio e grande portes, dos diversos segmentos da economia gaúcha, receberam a Medalha de Bronze e os Troféus Bronze, Prata,
Ouro e Diamante.
O Sesi-RS e o Senai-RS utilizam ferramentas da qualidade baseadas no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do Programa Gaúcho da Qualidade (PGQP) e na norma de Gestão da Qualidade ISO 9001, desde 1993. A partir 2008, o processo foi estendido para todo o Sistema FIERGS.
O prêmio, criado em 1996 pelo PGQP, proporciona às vencedoras reconhecimento e visibilidade nacional em relação a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade, com destaque para a força de trabalho e a autoestima dos colaboradores, além de apresentar à comunidade informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão.
Na cerimônia de entrega, o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, destacou a importância do prêmio, que "já é considerado um dos mais importantes do Brasil, devido ao rigoroso método de avaliação e à grande adesão de participantes". Ele também saudou a qualidade do capital humano do Rio Grande do Sul.
Os agraciados do Sistema FIERGS
Troféu Bronze
Agência de Educação Profissional Senai de Nova Prata
Agência de Educação Profissional Senai Dona Júlia Garrastazu Médici - Bagé
Agência de Educação Profissional Senai Sady Schmidt − Campo Bom
Centro de Atividades Sesi Bento Gonçalves
Centro de Atividades Sesi Caxias do Sul
Centro de Atividades Sesi Esteio
Centro de Atividades Sesi Guaíba
Centro de Atividades Sesi Igrejinha
Centro de Educação Profissional Senai José Oscar Salazar - Erechim
Centro de Educação Profissional de Artes Gráficas Henrique D´Ávila Bertaso (Porto Alegre)
Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS)
Medalha Bronze
Agência de Educação Profissional Senai de Alegrete
Agência de Educação Profissional Senai de Montenegro
Centro de Educação Profissional Senai de Soldagem Cypriano Micheletto -Canoas
Centro de Educação Profissional Senai João Simplício − Rio Grande