Você está aqui

O Museu do Festival de Cinema de Gramado foi o palco do 2º Encontro dos Ecossistemas Audiovisuais do Rio Grande do Sul, na segunda-feira (18). O evento teve como objetivo a conexão do setor, a aproximação com esferas institucionais e o desenvolvimento de um ambiente propício à inovação e à novos negócios. Reuniu empresas, instituições e representantes do segmento gaúcho, como o Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (Siav-RS), a Secretaria da Cultura (Sedac-RS) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Painelista do encontro, o diretor do Sistema FIERGS, Diogo Bier, destacou a atuação da Federação, por meio do Comitê da Indústria Criativa (Comic), como articuladora de um ambiente transversal entre a indústria tradicional e a criativa. Ele também salientou que o associativismo, a cooperação e a inovação são fundamentais para o fortalecimento da competitividade e sustentabilidade do setor. “O futuro do audiovisual é coletivo”, afirmou Bier, ressaltando a força do ramo como um diferencial competitivo do estado e que a criatividade, enquanto ativo industrial, precisa de escala, dados e governança para gerar impacto. 

Idealizado na gestão do presidente Claudio Bier, o Comic tem na sua pauta a organização e o fortalecimento do segmento, bem como desenvolver políticas públicas, proporcionar maior acesso a tecnologias e incentivos financeiros que permitam a evolução sustentável do setor. A atividade contou com a presença da coordenadora do Comic, Flávia Matzenbacher, e da vice-coordenadora e presidente do Siav-RS, Aletéia Selonk. O encontro integrou a agenda de atividades do 53º Festival de Cinema de Gramado, que se estende até o próximo sábado (23). 

Publicado Terça-feira, 19 de Agosto de 2025 - 16h16