Tigre fala em Bento Gonçalves sobre a crise global

O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, foi o palestrante da reunião-almoço mensal do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC), nesta segunda-feira (13). Tigre falou a empresários e líderes setoriais sobre o tema "Uma Visão de Conjuntura e Perspectivas".

Sobre a crise que assola o mercado global, Tigre defendeu a união como a melhor maneira de superar o período de dificuldades, com escassez de crédito e volatilidade cambial e citou a criação, pela FIERGS, do Gabinete de Monitoramento da Crise, que precisa ser abastecido pelos setores industriais com informações a respeito das dificuldades enfrentadas, para que medidas estruturais possam ser aplicadas. "É um cenário novo e os países emergentes vão ter um papel fundamental para

que este problema global se resolva", disse.

O industrial também ressaltou que os grandes investimentos previstos por multinacionais no Rio Grande do Sul devem ser mantidos e não comprometem o desenho da nova economia gaúcha. "Talvez até não aconteçam num ritmo presente, mas é indiscutível que se tornarão realidade", completou.

A viagem a Bento Gonçalves ainda foi marcada por um encontro de trabalho com líderes empresariais da região, que elencaram uma série de solicitações à FIERGS, envolvendo os principais setores da economia da região, sendo que o setor vitivinícola é o que mais preocupa. "Além da dificuldade de transporte, já que nossas estradas estão em péssimas condições, o segmento ainda é penalizado por uma alta carga tributária e uma concorrência desleal com produtos do exterior", comentou o presidente da CIC, Ademar Petry.

Completando a programação, o presidente da FIERGS visitou indústrias de móveis e artefatos de couro, além do Centro Tecnológico do Mobiliário Senai (Cetemo), que com a ampliação de seu laboratório passa a fazer ensaios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em embalagens e papéis ondulados. Serão cerca de 200 ensaios para 600 empresas de todo o País.

Publicado segunda-feira, 13 de Outubro de 2008 - 0h00