Tigre representa indústria brasileira na Colômbia

Encontro será aberto pelos presidentes dos dois países

"Brasil-Colômbia: Novas Fronteiras de Negócios" é o tema do encontro que reunirá os presidentes dos dois países, ministros e entidades empresariais, neste sábado (19), em Bogotá. O setor industrial nacional será representado pelo vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, que irá abordar a "Indústria Brasileira em Perspectiva".

Após a abertura do evento pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Colômbia, Álvaro Uribe Vélez, Tigre falará sobre o potencial da indústria brasileira, do mercado consumidor e da nova economia em desenvolvimento, como a produção de etanol, de energia elétrica limpa, de celulose de fibra e de tecnologias de ponta em extração de petróleo. O encontro contará ainda com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge.

O evento tem como objetivo ampliar as oportunidades de negócios e parcerias entre os dois países. De tudo que o Brasil exporta, 1,46% vai para a Colômbia e o crescimento dos embarques bateu recorde histórico em 2007, chegando a US$ 2,3 bilhões. Já as importações representaram 0,35% da pauta das compras brasileiras. O país envia, principalmente, produtos de alto valor agregado, como caldeiras, máquinas industriais, aparelhos elétricos e aeronaves, e recebe combustíveis e óleos minerais.

Publicado quinta-feira, 17 de Julho de 2008 - 0h00