Alunos da Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas tiveram seus trabalhos aceitos em sete eventos e mostras realizadas no Rio Grande do Sul e outros Estados brasileiros neste segundo semestre. Na última semana, o projeto Agricultura Horizontal por Hidroponia em Áreas Urbanas foi destacado no Salão Jovem da Ufrgs, e outros 11 foram aceitos e participaram da mostra. O estímulo à inovação, criatividade, responsabilidade social, sustentabilidade e motivação são parte do dia a dia de estudantes e professores das escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). Inspirada nas melhores práticas nacionais e internacionais de educação, a metodologia tem o objetivo de preparar jovens para o mundo do trabalho com excelência acadêmica. A escola busca o desenvolvimento integral do estudante com a construção de competências e habilidades via resoluções de problemas pautados no mundo do trabalho e com uma avaliação desafiadora e motivadora do aluno.
Na MostraRob, promovida pelo IFSul em agosto, em Pelotas, o trabalho Trigonometria na prática: construção do teodolito caseiro com materiais alternativos e teodolito eletrônico de baixo custo ficou em primeiro lugar, e o Aplicabilidade da lei de Henry como possível substituinte do sangue foi selecionado. Esta semana, um trabalho está na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) e em outubro, a escola terá quatro trabalhos na Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), de 17 a 20 de outubro, em Belo Horizonte (MG), e dois na Mostratec, em Novo Hamburgo, de 24 a 30 de outubro. A Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal receberá de 7 a 11 de novembro, três projetos da escola e a Ciência Jovem, de Pernambuco, terá um trabalho na mostra de 9 a 11 de novembro.
Em Pelotas, onde a escola começou a funcionar em 2014, o projeto já foi reconhecido pelo MEC como uma das 177 instituições de todo o País como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. Além da escola da Zona Sul, o Sesi conta com uma escola de ensino médio em Sapucaia do Sul e em 2017 iniciam o funcionamento as unidades de Montenegro e Gravataí.
As pré-inscrições para as escolas podem ser feitas
aqui.