Você está aqui

Uma nova oportunidade na vida profissional depois dos 40

Ações inclusivas visam capacitar profissionais para o mercado de trabalho

O projeto SENAI para a Maturidade, iniciativa do Departamento Nacional do Senai, está oferecendo qualificação ou requalificação profissional a pessoas com mais de 45 anos. O objetivo é dar oportunidades para quem já se aposentou e precisa continuar gerando renda, e para aqueles que estão desempregados e precisam de atualização profissional. Como alternativa, o foco do projeto está no incentivo do trabalho autônomo.

Apesar de não existirem estatísticas oficiais sobre o mercado de trabalho para essa faixa etária, a conquista de vagas é baixa. Projetado durante 2007, as aulas iniciaram em março deste ano, através do curso de informática básica. Entre abril e início de agosto, unidades do Senai disponibilizaram os cursos de atendente de educação infantil, manutenção de máquinas de costura de calçados, bordado em pedrarias e costura industrial.

A divulgação ocorreu por meio de setores das prefeituras de Novo Hamburgo e Dois Irmãos, agências de empregos, organizações não-governamentais e sindicatos, ao identificar aqueles que se enquadravam no perfil − mulheres que nunca trabalharam respondem pela grande maioria dos interessados. Após a aposentadoria de seus companheiros, muitas demonstram desejo e, acima de tudo, a necessidade de um emprego. O programa desperta, ainda, o interesse das indústrias para um novo profissional, com perfil que destaca qualificação e, em alguns casos, experiência em outras áreas. É o sistema de requalificação no mercado, através da atualização de conhecimento na área em que o aluno já trabalhou.

O projeto SENAI para a Maturidade terá uma avaliação individual de três meses para cada aluno, com o objetivo de mensurar os resultados práticos do curso no mercado. A primeira amostragem será divulgada em dezembro.

Publicado Terça-feira, 2 de Setembro de 2008 - 0h00