Veranópolis ganha nova unidade do Senai

Escola atende à solicitação das empresas e da comunidade local

As indústrias de Veranópolis e região poderão contar a partir de agora com profissionais treinados pelo Senai-RS. A Agência de Educação Profissional Senai de Veranópolis foi inaugurada nesta sexta-feira, com a presença do presidente da FIERGS, Paulo Tigre. A nova unidade atende à solicitação das empresas e da comunidade local. "Sempre é emocionante a abertura de uma escola. Isso porque nela está ou estará a educação, que é a base do desenvolvimento", disse Tigre. "Nossa indústria é competitiva e teve o auxílio do Senai, sempre administrado por empresários, que sabiam da necessidade das empresas e da exigência do nível de qualificação".

O novo espaço, uma parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Veranópolis (ACIV), está localizado na rua Júlio Farina, nº 30, no bairro Renovação. Tem 1.050 m², contando com oficina, sala de aula e laboratório de informática. Para o próximo ano, quando deverá ser inaugurado o mezanino com miniauditório e três salas de aula, o espaço terá 1.400 m². "Éramos uma região basicamente agrícola, muito forte na cultura de frutas. Nos últimos anos, agregamos o setor coureiro-calçadista e metal-mecânico de uma forma muito intensa. Com esse crescimento, necessitávamosde uma escola para treinar os trabalhadores da região", afirmou o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli. O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Oscar de Azevedo; e o presidente da ACIV, Davi Cargnin, também estiveram presentes.

A nova escola do Senai-RS terá cursos de Aprendizagem Industrial, Iniciação Profissional e Aperfeiçoamento Profissional, predominantemente, nas áreas metal-mecânica e têxtil. A unidade poderá capacitar até 250 alunos neste segundo semestre. Após a inauguração, o presidente Paulo Tigre almoçou com empresários de Veranópolis e região e depois visitou as empresas Oleoplan e E.R. Amantino.

Publicado sexta-feira, 4 de Julho de 2008 - 0h00