Foi realizado na quinta-feira o X Fórum Oportunidades da Economia Segundo o Plano Rio Grande. O evento ocorreu no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e teve como objetivo debater o futuro da economia gaúcha e soluções para o desenvolvimento do Estado. A abertura oficial do evento foi realizada pelo governador Eduardo Leite. “Nessa interação aqui, é fundamental que possamos apresentar as ações do Plano Rio Grande, com os recursos sendo aplicados em vários locais atingidos para recuperar estruturas, mas também para torná-las resilientes, ou seja, com capacidade para suportar novos comportamentos extremos do clima”, disse.
O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, reforçou os pilares da sua gestão: competitividade, inovação, retenção de talentos e reconstrução da indústria. “Com a enchente que assolou o Estado, o Sistema FIERGS atendeu diversas demandas que foram da doação de móveis a geradores para funcionamento de hospitais e abrigos aos atingidos”, afirmou. Bier também destacou que vai potencializar a interiorização da entidade a fim de atender as demandas das indústrias de todas as regiões.
O anfitrião do Fórum, o procurador-geral do Ministério Público Alexandre Saltz, abordou a importância da edição deste ano. “Um evento cheio de simbolismo, pois hoje estamos abrindo nosso auditório, que também foi atingido pelas cheias. É uma honra receber um evento de tamanha importância na nossa reabertura”, observou.
A 10ª edição do Fórum também prestou uma homenagem às instituições que trabalharam durante a catástrofe climática no Estado. Foram agraciadas: a Polícia Civil, o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e a Brigada Militar. O presidente Bier entregou a placa ao Exército, juntamente com o presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret.